O governador André Puccinelli garantiu no início da tarde desta terça-feira (10) o sinal verde para as obras de revitalização da nova Estação Indubrasil, ponto de partida do Trem do Pantanal - projeto turístico que deve ganhar vida no próximo dia 8 de maio.
Serão investidos no projeto de revitalização de Indubrasil R$ 1,6 milhões, que começam a ser aplicados de maneira imediata em duas frentes: a primeira, no prédio da própria Estação, depredada ao longo dos últimos anos. A segunda frente atuará na pavimentação do pátio central e na construção de uma avenida de pista dupla, ligando a Estação à BR-262.
No projeto de reforma já consta que serão respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica e patrimonial. Para garantir a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da receita estadual, atualmente sem utilização pública.
Além da Estação de Indubrasil, o governo realiza investimentos em outras 4 estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Taunay, Miranda e Aquidauna, onde o trabalho de transformação começou com a retirada dos antigos vagões abandonados do pátio da esplanada da Estação no início de janeiro.
De acordo com o secretário de Obras e Transporte, Edson Giroto, o trabalho em todas as estações está em estágio avançado, assim como a maior parte dos 25 vagões e máquinas, que já estão na Capital em processo de preparação mecânica.
"A determinação do governo é fazer o trem funcionar inicialmente entre as estações de Campo Grande (Indubrasil), Terenos, Taunay, Piraputanga, Aquidauana e Miranda. Mais adiante ele alcançará o Pantanal de Corumbá", afirmou.
A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", finalizou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo.
História
A nova Estação de Indubrasil substitui a antiga, inaugurada em 1936. De lá saía a linha para o ramal de Ponta Porã. Embora os passageiros embarcassem na estação de Campo Grande, era Indubrasil o ponto da bifurcação. A estação atendia às duas linhas. Aliás, a existência da estação se deve à construção deste ramal, nos anos 1930. O ramal foi suprimido para passageiros em 1996 e hoje também passa por reformas custeadas pelo governo do Estado.
Fonte: MS Notícias
Serão investidos no projeto de revitalização de Indubrasil R$ 1,6 milhões, que começam a ser aplicados de maneira imediata em duas frentes: a primeira, no prédio da própria Estação, depredada ao longo dos últimos anos. A segunda frente atuará na pavimentação do pátio central e na construção de uma avenida de pista dupla, ligando a Estação à BR-262.
No projeto de reforma já consta que serão respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica e patrimonial. Para garantir a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da receita estadual, atualmente sem utilização pública.
Além da Estação de Indubrasil, o governo realiza investimentos em outras 4 estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Taunay, Miranda e Aquidauna, onde o trabalho de transformação começou com a retirada dos antigos vagões abandonados do pátio da esplanada da Estação no início de janeiro.
De acordo com o secretário de Obras e Transporte, Edson Giroto, o trabalho em todas as estações está em estágio avançado, assim como a maior parte dos 25 vagões e máquinas, que já estão na Capital em processo de preparação mecânica.
"A determinação do governo é fazer o trem funcionar inicialmente entre as estações de Campo Grande (Indubrasil), Terenos, Taunay, Piraputanga, Aquidauana e Miranda. Mais adiante ele alcançará o Pantanal de Corumbá", afirmou.
A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", finalizou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo.
História
A nova Estação de Indubrasil substitui a antiga, inaugurada em 1936. De lá saía a linha para o ramal de Ponta Porã. Embora os passageiros embarcassem na estação de Campo Grande, era Indubrasil o ponto da bifurcação. A estação atendia às duas linhas. Aliás, a existência da estação se deve à construção deste ramal, nos anos 1930. O ramal foi suprimido para passageiros em 1996 e hoje também passa por reformas custeadas pelo governo do Estado.
Fonte: MS Notícias
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