quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Palestra sobre Projeto de Conservação das Águas de Extrema-MG vem a Campo Grande



No próximo dia 2, às 19h30, Campo Grande receberá Fernando Veiga, da TNC - The Nature Conservancy, e Antonio Felix Domingues, da Coordenação Geral das Assessorias da Agência Nacional de Águas, para uma palestra sobre o Projeto de Conservação das Águas de Extrema, em Minas Gerais. A palestra tem por objetivo esclarecer e difundir a idéia.

O projeto

Desenvolvido pela prefeitura de Extrema (MG) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, o Conservação das Águas beneficia 40 produtores que recebem mensalmente dinheiro da prefeitura para preservar nascentes e recuperar matas em suas propriedades. O objetivo é a proteção dos recursos hídricos que fornecem água para o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 50% da população de São Paulo.

Este projeto é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a floresta e os serviços prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água a toda a sociedade.

Os resultados esperados pelo convênio são números bastante significativos: 50 nascentes, 150 hectares de matas ciliares, e 280 hectares de matas de topo protegidas; 300 hectares de Reserva Legal averbados; 1200 hectares de solos conservados; 120 propriedades com práticas adequadas de saneamento ambiental.

A palestra será realizada no Sindicato Rural de Campo Grande, na Rua Raul Pires Barbosa, nº 116. É necessário confirmar presença pelo telefone (67)3341-2151.
com informações do Sindicato Rural

Nenhum comentário: