segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Deputado matogrossense propõe construção de Memorial do Pantanal



Manter viva a história, os costumes, a cultura e o modo de vida de uma gente simples e hospitaleira que vive em um dos ecossistemas mais diversificados do mundo. É com esse objetivo que o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente) está propondo a construção do Memorial do Pantanal na cidade de Poconé (102 km de Cuiabá). Segundo o parlamentar, esta é uma ação que precisa de apoio do poder público e de toda a sociedade mato-grossense.

Durante sessão, na última quarta-feira (11.02), o deputado indicou ao governador Blairo Maggi e ao secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, a necessidade de criação do memorial. A ideia, a exemplo do que existe em Corumbá (MS), é criar um acervo da exuberante natureza do Pantanal mato-grossense, do homem pantaneiro, da gastronomia, da religiosidade, dos objetos e edificações. "Este memorial será como uma sentinela e testemunha da rica história desse patrimônio cultural e natural da humanidade", defendeu o parlamentar.

Guilherme Maluf fez questão de ressaltar que a implantação do Memorial do Pantanal servirá como referência e salvaguarda de uma cultura regional que expõe sinais de descaracterização. "O Memorial, que será um local específico para difundir a cultura pantaneira, vai incrementar, de forma duradoura, o turismo no Estado, principalmente nas cidades de Poconé, Santo Antonio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Cáceres, municípios situados na extensa planície alagável formada pelos rios Paraguai e Cuiabá", acrescentou.

A ideia do memorial, defendida pelo parlamentar, é também uma solicitação de lideranças políticas e comunitárias de Poconé. "Esta é uma ação de extrema importância para toda a população de Mato Grosso. Por isso, estamos lutando para atender esta reivindicação das autoridades e moradores da região do Pantanal", disse o parlamentar. Maluf finaliza sua indicação, pedindo que órgãos públicos, setor empresarial, entidades de classe, entre outros, se unam para manter as tradições pantaneiras.

Fonte: Jornal O Documento

Nenhum comentário: