O curso foi promovido pela NeoTropical, Consultoria e Ambiental e LOTEK, empresa Canadense que desenvolve o material para pesquisa e as palestras foram direcionadas ao aprendizado de técnicas, utilização de equipamentos, coleta, análise e interpretação dos dados obtidos.
As aulas teóricas foram realizadas no Hotel Marruá, e as práticas no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS) e Eco Park Porto da Ilha (Bonito – MS).
Segundo informações de Thyago, "a pesquisa é feita através do método de telemetria de peixes que consiste na implantação de um radiotransmissor no ventre do animal. Este transmissor emite ondas em determinada freqüência a cada 05s durante um período de dois anos na qual são coletadas por um receptor, e transformadas em arquivos digitais para interpretação".
Bonito foi escolhido para sediar o curso, pois há em andamento um projeto denominado Peixes de Bonito que tem por objetivo, utilizar deste método para o estudo de espécies chaves do sistema ecológico. Em especial o Dourado (Salminus brasiliensis).
Em campanhas anteriores já foram marcados 02 dourados no Eco Park Porto da Ilha, e 01 no Recanto Ecológico Rio da Prata, na qual posteriormente será instalada uma base fixa para coleta destes dados.
Informações e fotos Thyago Sabino (Colaborador do Grupo Rio da Prata).
Nenhum comentário:
Postar um comentário