quarta-feira, 20 de agosto de 2008

LANÇAMENTO DO PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL

O IASB foi convidado a participar do Lançamento do Programa Petrobras Ambiental 2008 - 2012 e da Seleção de Projetos 2008, realizado no dia 15 de agosto, na sede da Petrobras no Rio de Janeiro/RJ. As despesas da viagem, com exceção da alimentação durante o percurso, foram todas custeadas pela Petrobras. A cerimônia de lançamento foi iniciada às 11:00 horas, com uma apresentação musica.

Em seguida, foram convidados ao palco o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos e a Presidente da ONG, Fundação Museu do Homem Americado, Niéde Guidon, representando o terceiro setor.

Após a composição do palco, o Gerente de Comunicação da Petrobras, apresentou a estrutura do Programa Petrobras Ambiental e a Seleção Pública de Projetos para este ano.

Ao término da apresentação, o ministro Carlos Minc, fez um breve discurso, seguido do Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras. Para encerrar o evento, foi apresentando pela bateria e passistas mirins da Portela, o samba enredo da escola, cujo tema do carnaval de 2009 será a natureza.

O IASB se sentiu privilegiado de ter participado do evento, uma vez que somente algumas instituições foram convidadas. Além de ter contato com diversas pessoas renomadas, como o cantor Lenine, o presidente da Petrobras e representantes de grandes projetos como o Projeto TAMAR, Brasil da Águas, Baleia Franca dentre outros, o IASB teve a oportunidade de apresentar ao Ministro do Meio Ambiente, mesmo que rapidamente, um pouco do trabalho desenvolvido no município de Bonito
.

Fora isso, o contato com os gestores dos projetos foi bem satisfatório, mostrando que o trabalho que o IASB está desenvolvendo vem agradando a muitos, tendo boas chances de ser reeditado. A representante do IASB aproveitou a oportunidade para conversar com outras instituições e coordenadores de projetos para pegar dicas sobre a execução do projeto desenvolvido em Bonito. Dessa forma, ficou claro que a decisão de reedição do projeto depende muito da avaliação do consultor, juntamente com o gestor. Além disso, eles esperam que o projeto tenha resultados maiores do que foi proposto.

O IASB não poderá concorrer à Seleção Pública de projetos desse ano, pois todas as instituições com contrato em vigência com a Petrobras terão os projetos desclassificados. No entanto, a Petrobras está realizando caravanas nos estados para apresentação do edital e o IASB foi convidado a participar, pois tendo o único projeto aprovado em seleção pública no estado de Mato Grosso do Sul, poderá auxiliar outras instituições. Além disso, conhecerá melhor o formato do edital para possivelmente enquadrar uma nova proposta para reedição.

Concluindo, os contatos e informações colhidas na viagem, deixaram claro que nesta fase final do projeto, restando apenas 07 meses para terminar, o IASB deverá empenhar esforços para ampliação das áreas em recuperação e ressaltar o nome da empresa patrocinadora, buscando assim, ter chances para realizar uma segunda etapa.

Fonte: IASB

Nenhum comentário: