quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Artesanato de MS é exposto em Brasília


Na última quarta-feira (dia 6), o Memorial dos Povos Indígenas (MPI) de Brasília-DF inaugurou a exposição "Pantanal: Águas, Estrelas e Humanidade". O evento faz parte das comemorações do "Dia Internacional dos Povos Indígenas", comemorado dia 9 de agosto, e vai reunir esse importante bioma brasileiro.

O foco da exposição é a divulgação, valorização e promoção das culturas e sociedades vindas do Pantanal. As ferramentas usadas para atingir esse objetivo são as mostras de peças artesanais, fotografias de autoria de jovens indígenas da reserva de Dourados, degustações culinárias, pinturas corporais, venda de artes indígenas, cantoria, exibição do filme "500 Almas", ciclo de debates e palestras, entre outras coisas.

O Pantanal pertence ao estado do Mato Grosso do Sul, que possui a segunda maior população indígena do país, com quase 70 mil pessoas. Entre eles, estão as culturas Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá e Terena, os quais estarão presentes no evento alguns representantes promovendo diálogos indígenas, contos, espiritualidade, histórias ancestrais e atuais.

No dia 09 de Agosto a partir das 9h, todos os indíos participarão de uma solenidade e ritual indígena. Será lida a carta da juventude indígena, a mensagem da mulher indígena e a mensagem da ONU, já que esta data além de Brasília, será lembrada também na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Neste mesmo dia, será lançado o portal indígena
www.tvintertribal.com.br, com a presença de diversas autoridades indígenas e não-indígenas, como embaixadas amigas, agências da ONU e o Ministro das Comunicações da Nação Indígena dos EUA. O canal é fruto de uma iniciativa do Comitê Intertribal e da Produtora Fantasias Luminosas. É a primeira web TV de domínio indígena e voltada para a defesa e promoção das culturas dos índios.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas passou a ser reconhecida em 1987, depois que o primeiro indígena oriundo dos Estados Unidos da América foi até a sede da ONU, em Genebra, reivindicar os direitos indígenas com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

PROGRAMAÇÃO

6 de agosto (quarta-feira)

19h: Cerimônia espiritual indígena e solenidade oficial de abertura da exposição. Degustação da culinária indígena e apresentação de cantos, contos e danças.

7 de agosto (quinta-feira)

9h às 18h: Visitação às exposições "Mostra do artesanato Referencial de Mato Grosso do Sul" e "Nossos Olhares - a juventude indígena na reserva de Dourados"

10h às 12h: Ciclo de palestras e debates

- Juventude indígena na reserva de Dourado
- Realidades indígenas e os processos histórico
- Cultura: afirmação indígena e pantaneira
- O saber e a cosmo visão indígena

15h às 16h30: Diálogos Indígenas

- Experiências - cacique do pantanal
- explanação sobre o prêmio culturas indígenas
- roda de tereré e distribuição de mudas de erva-mate

18h: cerimônia indígena do pôr do sol

18h30: Pantanal: empreendimento e roda de negócios - workshop turismo e educação ambiental

-degustação da culinária regional

20h: cantoria, poesia e música regional

8 de agosto (sexta-feira)

09 às 18h: visitação à exposição "Mostra do artesanato Referencial de Mato Grosso do Sul" e "Nossos Olhares - a juventude indígena na reserva de Dourados"

10h às 12h: ciclo de palestras e debates:

- caracterização do Bioma Pantanal
- ciclo e gestão das águas no Pantanal
- Pantanal: Patrimônio da Humanidade: Manejo Sustentável e Equilíbrio Ambiental
- educação e Povos Indígenas
- o direito indígena: o direito à vida tradicional e o acesso aos novos conhecimentos

15h às 16h30: diálogos indígenas:

- experiências - caciques do Pantanal
- explanação da lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena
- roda de tereré e distribuição de mudas da erva-mate

18h: Cerimônia indígena do pôr do sol

18h30: exibição audiovisual 500 almas.

9 de agosto (sábado)

10h15 às 18h: Visitação às exposições "Mostra do artesanato Referencial de Mato Grosso do Sul" e "Nossos Olhares - a juventude indígena na reserva de Dourados"

10h: celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas:

- hasteamento da bandeira e canto do hino nacional conforme as tradições indígenas
- mensagem da juventude indígena
- mensagem da mulher indígena
- mensagem indígena pela paz entre indígenas e não-indígenas
- cerimônia espiritual
- cerimônia cultural e diálogos indígenas
- lançamento da TV Intertribal

12h30: almoço de confraternização indígena

PROGRAME-SE: Exposição Pantanal: água, estrelas e humanidade, de 06 a 09 de agosto, das 09h às 18h. Local: Memorial dos Povos Indígenas, em frente ao Memorial JK, em Brasília-DF. Entrada franca. Recomendado para todas as idades. Informações: 3342 1156 e 3344 1155

Fonte: Secretária de Estado de Cultura do Distrito Federal

Nenhum comentário: