segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RPPN Cabeceira do Prata participa do VII CBUC

A cidade de Natal (RN) sediou entre os dias 23 a 27 de setembro o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. O tema desta edição foi “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”.

O colaborador do Grupo Rio da Prata, do qual fazem parte os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa Ecoturismo, Osvaldo Esterquile Jr participou no evento como representante e gestor da RPPN Cabeceira do Prata.


Houve também a presença conjunta da Liliane Lacerda bióloga coordenadora dos projetos da Instituição de Proteção as Águas da Serra da Bodoquena (IASB) parceiro dos projetos ambientais do Grupo Rio da Prata. 

O evento foi estruturado com temas diferentes a cada dia sendo no 1º dia Biodiversidade e Desenvolvimento econômico, 2º Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica, 3º Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas e 4º Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas.   As palestras e conferências aconteciam no período da manhã no salão principal e no período da tarde aconteciam seminários envolvendo 4 eixos temáticos diferentes: Áreas naturais protegidas: gestão para resultados; Proteção da biodiversidade marinha; Negócios e áreas protegidas e Planejamento na escala de paisagens e unidades de conservação.

Durante o evento teve vários lançamentos alguns exemplos foram os lançamentos feitos pelo WWF-Brasil “Gestão de Unidades de Conservação: compartilhando uma experiência de capacitação” e Roteiro Metodológico Estadual para Plano de Manejo de RPPN organizado pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.

De acordo com os participantes o evento contribui muito para atualização dos programas de conservação que estão em andamento e interagir com outros tipos de unidades de conservação e com os representantes dos órgãos gestores.

Confira as fotos do evento:


Ana Maria Juliano - Presidente Confederação Nacional de RPPN ao lado de Osvaldo Esterquile Jr.

 
Osvaldo com Glaucia Seixa - Superintendente da Fundação Neotrópica do Brasil,

 Liliane Lacerda, Bióloga do IASB e Osvaldo Esterquile Jr.
 Palestrante Munira Anyonge Bashir_ Serviço de vida selvagem do Quênia.
Representantes de RPPN do Brasil!

Samuel Portela, da Associação Caatinga, Liliane Lacerda do IASB, Laércio da REPAMS, Osvaldo Esterquile,Cíntia da REPAMS e Flávia Néri - IMASUL

 Saulo Vallory, do portal O Eco e Osvaldo!
Osvaldo e Júlia Book - WWF.

Informações Osvaldo Esterquile Jr.



Nenhum comentário: