segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Colaboradores do Grupo Rio da Prata participam de Seminário de Agroecologia

Entre os dias 16 a 18 de outubro, a cidade de Glória de Dourados sediou o 4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul e o 3º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS. O tema desta edição foi “O saber tradicional e o científico: a interação encurtando caminhos para o desenvolvimento sustentável”.

Os colaboradores do Grupo Rio da Prata, Osvaldo Esterquile Júnior e Valdenir Roberto de Souza participaram do evento com o objetivo de apresentar projeto de Compostagem do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) e evoluir em conhecimentos relacionados ao tema.

Eles estavam acompanhados de Liliane Lacerda e Nadiani dos Santos, do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

Com uma ampla programação, além de apresentar o projeto de Compostagem, Osvaldo participou da Oficina de Manejo alternativo de pragas e doenças em sistemas agroecológicos, com instrução do Paulo Henrique Mayer (Diretor Geral do Campus de Laranjeiras do Sul).

Já Valdenir participou da oficina de Produção de adubos orgânicos – humus de minhoca, com instrução do Ivo de Sá Mota da Embrapa Agropecuária Oeste.


De acordo com informações dos participantes, o Seminário atingiu os objetivos propostos já que ofereceu "Oficinas práticas com instrutores excelentes envolvendo temas agroecológicos".
Após a participação no evento, os colaboradores desejam melhorar seu trabalho com os conhecimentos adquiridos, "atualizando as técnicas que praticamos em orgânicos e estruturar melhor o projeto de minhocário e horta orgânica", revelam.


Vejam as fotos:

4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul.

4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul.

Ivo de Sá Mota e Valdenir Roberto de Souza. 

Ivo e Valdenir em atividade prática com minhocas.
Osvaldo Esterquile Júnio, Ludes Mundstock, José Xavier de Carvalho e Paulo Mayer.

Nadiani dos Santos e Liliane Lacerda - IASB.

 
Valdenir e Osvaldo no Seminário!

Nenhum comentário: