segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Coruja Suindara “Tyto alba” faz ninho no Recanto Ecológico Rio da Prata

Dentro dos limites da Fazenda Cabeceira do Prata onde são desenvolvidos os atrativos turísticos Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), existem atualmente cinco ninhos artificiais instalados em parceria com o projeto Arara Azul.

O projeto Arara Azul, idealizado pela bióloga Neiva Guedes, conta com uma equipe de profissionais que confeccionam, instalam e vistoriam os ninhos, dando suporte e coletando dados não mais só de arara azul e sim qualquer ave que se identifique e adote como seu ninho.

No dia 26 de setembro, durante uma vistoria de manutenção a equipe do projeto registrou em um dos ninhos, a nidificação de uma coruja Suindara “Tyto alba”. 

Veja as fotos:

 

Valdenir (colaborador do Grupo Rio da Prata) com a equipe do Projeto Arara Azul!


De acordo com o Portal Aves de Rapina, a Coruja Suindara “Tyto alba", costuma nidificar em forros e sótãos de casas, celeiros, abrigos abandonados e torre de igrejas. Elas não constroem ninhos para postura e incubação, necessitam de uma cavidade inferior ou de uma pequena saliência.

Geralmente costuma botar de quatro a sete ovos e são incubados por, aproximadamente, 32 dias. Com 50 dias de vida, os filhotes já estão aptos para voar.

Essa espécie é ativa ao entardecer e amanhecer e também noturna. Costuma alimentar-se de pequenos roedores e insetos, ingerindo-os por inteiro.

Para mais informações sobre a espécie, acesse: http://www.avesderapinabrasil.com/tyto_alba.htm

Nenhum comentário: