terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lagoa Misteriosa recebe plantio de mudas nativas do Cerrado


A Área de Preservação Permanente (APP) da Cavidade Natural da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), recebeu recentemente 54 novas mudas nativas do cerrado.
Para a realização do plantio, foi feito anteriormente uma avaliação na APP envolvendo a equipe de colaboradores do Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, composta pelo Engenheiros Ambientais Osvaldo e Valdenir; pelos estagiários de Biologia Maísa e Pedro e pelas biólogas equipe técnica do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) Liliane e Marilize.
O objetivo da avaliação foi definir quais espécies arbóreas iriam ser plantadas.
De acordo com Osvaldo Esterquile Jr, "como a área de preservação permanente localiza-se na borda de um fragmento florestal do tipo estacional decidual, encontramos bastantes regenerações, que são mudas de árvores que nascem naturalmente, isso devido às árvores adultas e os animais atuarem como dispersores de sementes, fazendo com que nasçam regenerações variadas e resistentes por já estarem adaptadas ao solo e clima da região".

Neste caso a principal dificuldade avaliada pela equipe responsável pelo plantio, foi a competição com gramíneas agressivas do tipo “Brachiaria”, pois além de disputar em espaço e nutrientes do solo, forma um colchão vegetal que impede as sementes que caem chegarem ao solo para germinar.
"Optamos por fazer coroamentos largos de no mínimo um metro de circunferência nas regenerações existentes e onde não havia mudas fizemos também covas para o plantio. No total plantamos 54 novas mudas nativas do cerrado e coroamos aproximadamente 25 regenerações", revelou o Engenheio Ambiental Osvaldo.

Veja as fotos:


 
 
 
 
 

Informações Osvaldo Esterquile Jr.



Nenhum comentário: