Apicultura na RPPN Cabeceira do Prata
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, localizada em Jardim (MS) é conhecida por desenvolver atividades sustentáveis, como a trilha contemplativa com flutuação do “Recanto Ecológico Rio da Prata”, um dos premiados passeios da região.
Agora está evoluindo na atividade de apicultura, mais uma ação que caminha em direção à conservação ambiental e geração de renda. A apicultura, criação de abelhas em caixas para produção de mel, é considerada como uma atividade sustentável, pois necessita de florestas e lagos com condições de vida silvestre para uma boa florada e produção de mel.
As abelhas além de produzir o mel retirando o néctar das flores também ajudam na polinização, processo que é responsável pela frutificação e reprodução das árvores. Como diz o grande amigo apicultor Vanderlei Ferrari “As abelhas não fazem mal, fazem mel e polinizam”.
As caixas para moradia das abelhas são chamadas de “melgueiras”, dentro tem uma distribuição de gavetas com favos e é dividida em duas partes caixa ninho e melgueira. Em uma ficará a produção de mel que podemos extrair e na outra parte o mel que dará suporte aos filhotes para reprodução do enxame.
Na RPPN Cabeceira do Prata a apicultura iniciou devido a necessidade de realocar enxames de abelhas, que eventualmente eram encontrados nas trilhas.
Com o tempo percebeu-se que a atividade era viável mesmo sem muito conhecimento e treinamento os colaboradores da Fazenda conseguiram em um ano produzir mais 100 vidros de 400 gramas.
Atualmente temos 6 melgueiras em utilização na Reserva e agora recebemos nosso primeiro treinamento para aprimorar as técnicas e produzir melhor.
Treinamento apicultura
No dia 13 agosto de 2012 foi realizado um treinamento sobre técnicas de apicultura com funcionários Maidana, Valdecir e Basílio.
Foto: Instrutor Rogério, Maidana, Basílio e Valdecir!
Rogério iniciou o trabalho dizendo "Para trabalhar com apicultura você precisa se apaixonar e respeitar as abelhas. Tirem um tempo e fiquem parados só observando, assim entenderão como é o comportamento das abelhas e irão notar como são inteligentes e organizadas".
Rogério fez uma avaliação junto com os funcionários das 06 caixas que temos na fazenda e deu um parecer no que podemos melhorar.
O instrutor foi bem dinâmico e conseguiu explicar de uma maneira simples e ao mesmo tempo técnica, os métodos de se trabalhar com apicultura e tirar o máximo de proveito sem prejudicar os enxames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário