quarta-feira, 15 de agosto de 2012

66% da área total da fazenda Estância Mimosa é transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural


A Estância Mimosa Ecoturismo oferece aos visitantes grande interação com a natureza. Por meio de atividades de ecoturismo, o passeio leva o turista a contemplar cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, passeio a cavalo e observação de aves.  Além disso, a cultura e a gastronomia regional são atrativos à parte.

Cachoeira do Sinhozinho. Crédito: Daniel De Granville.

Para preservar toda essa beleza, os proprietários decidiram por transformar parte da área em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - um ato voluntário em constituir sua propriedade em reserva natural, sem que isto provoque a perda do direito de propriedade.

Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da fazenda, ressalta que o interesse em transformar parte do atrativo em RPPN existe desde que a propriedade foi adquirida. "Desde o início já sabíamos que a vocação maior da área era para ecoturismo e conservação, por conta das grandes extensões de matas preservadas do local. Então, logo na compra da fazenda já nasceu o sonho de um dia criar a RPPN Estância Mimosa, ajudando, assim, a assegurar a conservação do tesouro que é a Serra da Bodoquena", revela.

Luiza acrescenta ainda que a atividade de ecoturismo já acontece seguindo diretrizes de sustentabilidade e práticas de mínimo impacto, promovendo a conduta consciente em ambientes naturais, e, continuará sendo desenvolvida na propriedade que em um futuro próximo também desenvolverá atividades de pesquisa científica e continua: “A RPPN contribui para a manutenção de vários ambientes, inclusive de outras áreas protegidas, como quando agregam as APPs, fortalecendo assim, todo o sistema de unidades de conservação (UC). Essa proteção não diz respeito apenas à legislação, mas também permite que a RPPN tenha importância no contexto geral, agregando uma valorização diferenciada à propriedade, possibilitando o apoio de entidades ambientalistas e outras fontes de incentivo ao seu manejo. Um fato que observamos é que o turista fica mais satisfeito em saber que ele está em uma RPPN", finaliza.

66% da área total da fazenda Estância Mimosa foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

O processo para criar a RPPN Estância Mimosa iniciou-se em 2007, e incentivados pelo 4° Edital do Programa de Incentivo às RPPN do Pantanal viabilizado pela REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul) foi uma oportunidade para sua finalização junto ao órgão ambiental.

Nenhum comentário: