terça-feira, 18 de maio de 2010

Novas placas no Rio da Prata

Foram instaladas no atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata, as novas placas que indicam algumas ações que são realizadas no passeio.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Viveiro de Mudas, a horta orgânica, o minhocário, sobre a compostagem e, também, o sementário.

Saiba mais:

Viveiro de Mudas
Criado em 2005 o viveiro é um espaço destinado à produção de mudas. Existem cerca de 55 espécies entre elas: Aroeira, Peroba-rosa, Jaracatiá, Ipê amarelo, Cumbaru, Angico, Cedro e Pitomba.


As mudas produzidas no atrativo servem para recomposição de áreas degradadas, são doadas para ONGs que trabalham com o reflorestamento, além de serem comercializadas aos visitantes.

Horta / Minhocário


Baseada na utilização de tecnologias limpas e livre de agrotóxicos a horta orgânica produz alface lisa e crespa. Os produtos são servidos frescos durante o almoço dos visitantes e da equipe do passeio. A sobra é destinada à alimentação dos suínos ou aplicada diretamente no minhocário.

MinhocárioÉ um sistema de reciclagem do lixo orgânico com minhoca vermelha da Califórnia (Eisenia Phoetida) para transformar restos de alimento em húmus (adubo orgânico). É utilizado na horta orgânica, no viveiro de mudas e no pomar.

Compostagem

É o processo de transformação da matéria orgânica dando origem ao composto orgânico. Essa transformação é feita através da decomposição dos materiais orgânicos por microorganismos. O Rio da Prata possui dois sistemas de compostagem: em pilhas e em valas. Na compostagem em pilhas, utiliza-se esterco bovino e matéria orgânica em geral (restos de poda do pomar e folhas secas). Na compostagem em valas, é utilizado papel higiênico e guardanapos, matéria orgânica (restos de poda do pomar e folhas secas), esterco bovino e terra. Tudo disposto em camadas. O composto produzido na compostagem em pilhas é utilizado como alimento para as minhocas no minhocário. Serve também para adubação direta do pomar.





Sementário

As sementes são utilizadas para a produção das mudas no viveiro de mudas ou diretamente semeadas em áreas pré-selecionadas. São colhidas diretamente do mato e são coletadas espécies arbóreas e arbustivas sadias, com copa frondosa e com boa produção de frutos. Há prioridade para as espécies que são recomendadas para reflorestamentos e que servem de alimento para a fauna. A coleta das sementes é feita rotativamente para aumentar a variabilidade genética e a plasticidade fenotípica (possibilidade de surgirem indivíduos diferentes das árvores matrizes).

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

Um comentário:

Hestel Tellus disse...

Interessante para você?
Por favor, visite nosso blog:
http://fazenda-compostagem.blogspot.pt/
Sobre o compostagem de gramíneas... :)
Com os melhores cumprimentos,
Hestel Tellus.