Durante o monitoramento diário na RPPN Cabeceira do Prata (Jardim – MS), Thyago Sabino - Biólogo e colaborador do Grupo Rio da Prata, registrou a presença de uma Anta (Tapirus terrestris) e seu filhote passando tranquilamente pela nascente do Rio Olho D`Água, principal atrativo da atividade de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata. O registro foi feito as 06h:30min.
A Anta é um mamífero terrestre da família Tapiridae. Trata-se do maior mamífero da América do Sul. São animais herbívoros, alimentando-se de frutas, folhas, grama, ramos, brotos, caules, cascas de árvores e plantas aquáticas. Esses animais são solitários, formando casais somente na época da reprodução. Nessa época, os machos emitem estridentes assobios para atrair as fêmeas. O casal pode copular dentro ou fora da água. Logo após, o casal se separa.
A gestação dura entre 390 e 400 dias, nascendo um filhote a cada gestação, salvo raras exceções. Ao nascer, os filhotes são rajados de branco e marrom, coloração que permanece por 5 meses. Enquanto a mãe produzir leite o filhote é amamentado. Adquire a mesma aparência dos adultos por volta de um ano e meio.
De acordo com Thyago, há na RPPN Cabeceira do Prata um grande número desses animais transitando. Frequentemente estes são registrados durante os monitoramentos de Fauna através de armadilhas fotográficas e também passando pela nascente do Rio Olho D`Água, muitas vezes com a presença de turistas.
Thyago ressalta também que em mais de um ano esta é a segunda vez em que ele registra uma mãe com filhote. "Isto mostra o grau de qualidade ambiental que apresentamos, possibilitando a um animal com gestação que dura mais de um ano consiga se reproduzir e criar seu filhote até a fase adulta".
Informações Thyago Sabino
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário