quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Filhote de coruja Suindara resgatado na Lagoa Misteriosa


No dia 10 de setembro, o colaborador da Lagoa Misteriosa (Jardim -MS), Éverton Correa encontrou um filhote de coruja Suindara que caiu do ninho artificial. A coruja utilizou o ninho artificial do Projeto Arara Azul instalado na RPPN da Lagoa Misteriosa.

Com o auxilio do instrutor de mergulho João Gomes, utilizando técnicas de rapel que aprenderam durante curso realizado com os funcionários do atrativo, conseguiram recolocar o filhote dentro do ninho.


 Filhote de coruja Suindara


 João e Éverton preparando para subir com rapel! 
 Éverton preparando filhote para ser içado!
 João subindo ao ninho!

Filhote de coruja Suindara resgatado na Lagoa Misteriosa!



De acordo com informações publicadas no site Mundo Educação, "a coruja suindara (Tyto alba), da ordem Strigiformes e família Tytonidae, é a única espécie que apresenta o disco facial em forma de coração.

Costuma residir em forros, sótãos, barracões, celeiros e torres de igreja. O nome suindara vem do tupi e significa “o que não come”.

Além das áreas urbanas, a suindara também habita regiões com vegetação aberta, campos e bordas de matas. Mede em torno de 36 cm de comprimento, com envergadura das asas de 75 a 110 cm. 

Assim como nas outras espécies de corujas, a suindara possui excelente visão e audição, e penas com bordas suaves e macias, o que lhe confere um voo silencioso. 

A alimentação, as técnicas e os horários de caça dessa coruja variam de acordo com as estações do ano e com o habitat, mas geralmente ela sai à noite à caça de pequenos roedores (que são engolidos inteiros) e insetos (basicamente esperanças, besouros e grilos). Pesquisadores observaram que durante o inverno, a alimentação desse animal se baseia em roedores, enquanto que no verão, a alimentação consiste, além de insetos e roedores, em morcegos, pequenos marsupiais, anfíbios, répteis e aves".


Fotos: Fernanda Trevizan
Com informações: Fernanda Trevizan, Éverton Correa e João Gomes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita e assustadora, com um som de defesa muito alto chega a arrepiar quando se ouve...Melhor definição para a Suindara q encontrei... Fantástica essa experiencia que tive!!!
Éverton Corrêa

Anônimo disse...

Perfeita e assustadora, com um som de defesa muito alto chega a arrepiar quando se ouve...Melhor definição para a Suindara q encontrei... Fantástica essa experiencia que tive!!!
Éverton Corrêa