Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata, compartilhou informações sobre o desenvolvimento da espécie Aroeira (Myracrodruon urundeuva), uma das mudas existentes no Viveiro do Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS).
Confira:
As sementes de Aroeira são colhidas uma vez por ano, de setembro a outubro no Mato Grosso do Sul por um bom observador, pois além de leves e pequenas elas tem cinco asas que formam a aparência de uma flor com a semente no meio, assim que secam nas árvores com pouco vento ou movimento dos galhos elas dispersam rodopiando pelos ares e em 2 a 3 dias não restam mais nenhuma em toda a árvore.
Semente de Aroeira
Como plantar?
No viveiro de mudas nativas da RPPN Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata- Jardim MS) logo que colhidas, costumamos armazenar uma parte no sementário para ter disponível durante todo o ano e uma outra imediatamente semeamos no viveiro.
Antes de semear esfregamos as sementes nas mãos e assopramos, assim, as asas se desprenderão ficando somente as sementes (bolinhas redondas).
Logo após, com o tubete preenchido com solo preparado (50% compostagem peneirada e 50% solo da região) colocamos a semente em aproximadamente 3 centímetros de profundidade e cobrimos com húmus.
Em aproximadamente 3 a 5 dias as sementes já começam a germinar e com 4 meses as mudas estão prontas para o plantio.
...3 dias...
...9 dias...
Para obter maior sucesso com a germinação e produção das mudas é importante seguir o ciclo da árvore respeitando o período de germinação. Por exemplo, a Aroeira dispersa suas sementes prontas em outubro, nesse período a natureza prevê as condições ideais de solo, umidade e clima para sua germinação, pois será o período em que ela cairá no chão. Percebe-se que as folhas que caíram no inverno formaram um colchão cheio de nutrientes para recebê-las e logo que as sementes caem já vêm às chuvas que irá hidratar e ajudar no crescimento.
...3 meses!
A Aroeira é uma árvore caducifólia (perde suas folhas em períodos secos) e pode atingir até 27 metros de altura no Cerrado.
Na medicina popular a casca, a folha e a raiz são usadas em forma de chá e de infusão, como balsâmica e hemostática. (CARVALHO, 2003).
Informações Osvaldo Esterquile Jr.
Um comentário:
Postar um comentário