terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso de mergulho em caverna é realizado na Lagoa Misteriosa

O atrativo turístico Lagoa Misteriosa, localizado em Jardim (MS), próximo ao Rio da Prata, está sediando durante o mês de junho treinamentos e curso de mergulho em cavernas, ministrados pelo mergulhador profissional José L. Barroco Neto (Tuta).



Os treinamentos estão sendo realizados com autorização do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas - CECAV - para atividades de espeleomergulho num. 003/10.


De acordo com o mergulhador Jose L. Barroco Neto (Tuta), o objetivo primordial dos cursos é formar os mergulhadores locais capacitando-os a trabalharem como guias e intrutores nas cavernas de mergulho que obtiverem suas licenças de operação.


O primeiro curso Cavern Diver/ Intro Cave Diver aconteceu no dia 05 de junho e foi ministrado por Jose L. Barroco Neto (Tuta), assistente Adriana B. Castro. Os mergulhos realizados nesse dia foram não descompressivos e feitos com ar até a profundidade máxima de 30 metros.

No dia 16 de junho foi a vez do curso Full Cave Diver. Participaram desse treinamento o funcionário Bonito Scuba, Alex Porto e Ederson Aivi, do Abismo Anhumas. Os mergulhos foram descompressivos, feitos até a profundidade máxima de 40 metros utilizando ar como gás de fundo e oxigênio para a descompressão.

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: