quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Rio da Prata realiza segunda etapa do Projeto Educando e Plantando





No dia 08 de dezembro de 2008, foi realizada a segunda etapa do Projeto Educando e Plantando na RPPN Faz. Cabeceira do Prata, tendo como objetivo principal promover a restauração da vegetação nativa através do plantio de mudas da região integrando práticas de Educação Ambiental junto aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Jardim/MS. O projeto faz parte do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal, patrocinado pela Conservação Internacional do Brasil (CI) e REPAMS (Associação das RPPNs do MS), subsidiando a compra dos equipamentos necessários para a realização da atividade.

A segunda instituição contemplada para participar do projeto Educando e Plantando, foi a escola Municipal Caquibi Kadri, que contou com a participação de 27 alunos do 9º. ano escolar. A atividade teve início às 14h30 com a realização de uma palestra, ministrada pelo biólogo da RPPN, sobre a importância da conservação do meio ambiente e as relações entre os seres humanos e a natureza, corredores de biodiversidade, bem como uma aula de como plantar as mudas no campo. Os alunos visitaram também o viveiro de mudas nativas para conhecer quais árvores eles iriam plantar, e o minhocário da fazenda para a produção de húmus.

Para a realização da atividade em campo, os alunos foram divididos em duplas, sendo que cada dupla foi orientada por um auxiliar de plantio (professores, funcionários e colaboradores do IASB). À medida que os alunos plantavam as mudas, informações ecológicas sobre as espécies eram transmitidas pelos auxiliares de plantio. Depois de plantadas as mudas, os alunos foram conhecer o rio da Prata, onde foi abordada a importância das matas ciliares. A atividade foi encerrada por voltas das 17h40 com o sorteio de brindes do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Fotos: Divulgação Rio da Prata

Nenhum comentário: