sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Recanto Ecológico Rio da Prata vence Prêmio Eco 2008 em sustentabilidade

Flutuação no Rio da Prata - Andre Seale


O empreendimento Japacanim Ecoturismo, conhecido como Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado no município de Jardim, sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, é vencedor do Prêmio Eco 2008 na categoria Gestão Empresarial para a Sustentabilidade (GES).

O objetivo primordial da fazenda em fazer turismo respeitando o meio ambiente, em detrimento de atividades massificadas e predatórias, foi buscar torná-lo sustentável, de modo que estes atrativos naturais e culturais estejam disponíveis indefinidamente, possibilitando também uma oferta constante e duradoura de empregos na região. Mais de 307 hectares da fazenda formam um RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), visando garantir perpetuamente a conservação das nascentes do Rio Olho d’Água e parte do Rio da Prata, onde acontece a atividade ecoturística de flutuação.

Lançado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) em 1982, o Prêmio Eco é uma iniciativa sem fins lucrativos que coloca em evidência as empresas brasileiras direta ou indiretamente ligadas à causa ambiental e tem como objetivo reconhecer anualmente as melhores práticas de cidadania empresarial que contribuam exemplarmente para o bem-estar e a sustentabilidade da sociedade.

Em 2008, o Prêmio está sendo realizado em parceria com o jornal Valor Econômico. A iniciativa reuniu e analisou 116 trabalhos inscritos, desenvolvidos por 114 empresas em 13 Estados do país.

Entre as 26 empresas que apresentaram trabalhos na modalidade Gestão Empresarial para a Sustentabilidade, foram selecionadas sete finalistas. O júri que definiu os vencedores foi formado por Clarissa Lins, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável; Hélio Mattar, do Akatu; Ricardo Young, do Ethos; Roberto Gonzáles, da Apimec e Thais Corral.

Essa conquista é fruto do empenho de toda a equipe de funcionários que formam o Recanto Ecológico Rio da Prata, e incentiva a melhora e continuidade dos trabalhos ambientais.

Nenhum comentário: