quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Caixa inaugura decoração de Natal no Mato Grosso do Sul

Foi inaugurada na noite da última quinta-feira (4) a decoração natalina do centro administrativo da Caixa no Mato Grosso do Sul. Todas as peças decorativas foram confeccionadas com a utilização de mais de 30 mil garrafas PET que iriam para o aterro sanitário de Campo Grande, e foram transformadas em enfeites pelas mãos de vinte e três senhoras residentes nos Bairros Dom Antônio Barbosa, Parque do Sol e Colorado, em Campo Grande (MS), e que recebem o apoio do Projeto Caixa ODM.

Com capricho na realização dos trabalhos manuais, as senhoras participantes do projeto, recortam, furam e moldam as garrafas PET, montando verdadeiras esculturas natalinas, algumas com mais de 3 metros de altura. Todas são confeccionadas com garras PET cuidadosamente montadas para darem a forma desejada, inclusive com a preocupação de não acumularem a água da chuva, o que poderia se tornar em criadouros do mosquito da dengue.

O projeto é executado através das parcerias da Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Prefeitura de São Gabriel D’Oeste e ONG Moradia e Cidadania, e tem como objetivo principal a qualificação profissional e geração de emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade dos bairros envolvidos, priorizando segmentos jovens e mulheres chefes de família.

Além da capacitação profissional, empregabilidade e reforço na renda familiar, o projeto traz uma consciência ecológica na reciclagem e retirada da natureza de mais de quarenta mil garrafas PET. Hoje, no Brasil, mais de três milhões de toneladas de garrafas PET são despejadas na natureza por ano, o equivalente a 30% da produção total no país. Além disso, as garrafas PET demoram mais 200 anos para se decompor. Entre 1995 e 2005, a produção de PET, o plástico politereftalato de etila, para a fabricação de garrafas subiu de 120 mil toneladas para cerca de 374 mil toneladas, alavancada principalmente pela indústria de refrigerante.

As peças montadas pela comunidade fazem parte da decoração natalina dos altos da Avenida Mato Grosso, próximo ao Parque dos Poderes, mas as técnicas utilizadas no projeto poderão também ser utilizadas em outras ocasiões, como carnaval, decoração de vitrines, painéis de mídia, confecção de mascotes e outras ocasiões. As esculturas estão em uma das avenidas mais movimentadas da capital sul-mato-grossense e já se tornaram ponto de visitação e paradas para fotografias pela população da região. Entre as obras, símbolos de Natal, como a árvore de Natal, anjos e velas, e bichos do Pantanal, como capivaras, garças, tuiuius e avestruzes.

O evento contou com a presença dos prefeitos de Campo Grande, Nelson Trad Filho, e de São Gabriel D'Oeste, Adão Unibrio Rolim, e do superintendente da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, além de autoridades, empregados e de representantes das comunidades beneficiadas.

Fonte: Assessoria Caixa

Nenhum comentário: