segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Secretaria Municipal de Ação Social e Estância Mimosa Ecoturismo apoiam o Projeto Florestinha







Importância das Matas Ciliares e formas de recuperação florestal. Este foi o tema do Dia de Campo que o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e a Estância Mimosa Ecoturismo, realizou no dia 08 de agosto (sexta-feira) no município de Bonito. Este evento foi uma promoção conjunta dos projetos desenvolvidos pelo IASB, denominados respectivamente: Projeto Matas Ciliares, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental; Sistemas Agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda, patrocinado pelo Programa PDA Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente e, pelo Projeto Plante Bonito, patrocinado por empresas locais como a Agência Águas de Bonito e Pousada Águas de Bonito.

O Dia de Campo envolveu visitas à unidade demonstrativa do projeto Matas Ciliares localizada na Chácara Mimoso e à unidade demonstrativa do projeto SAF, localizada na Fazenda Estância Mimosa, para conhecer a dinâmica e funcionamento das matas ciliares, como também as técnicas de recuperação utilizadas ns projetos e, o plantio de 20 mudas do Projeto Plante Bonito. Os participantes, além da visita, assistiram a uma palestra sobre o tema, focando nas questões ambientais da nossa região e no final dos trabalhos, percorreram a trilha da Estância Mimosa.

Ao todo, 33 crianças participantes do Projeto Florestinha puderam ter contato com os problemas ambientais que ocorrem na região, como também conhecer soluções promissoras para conservação dos recursos naturais do rio Mimoso. Ao longo do dia todos se mostraram satisfeitos com as atividades realizadas, demonstrando grande motivação para levarem à diante as informações recebidas.
Esta iniciativa também propiciou às crianças a experiência de conhecer uma área com diversos problemas ambientais e um local oposto, onde os cuidados em relação à natureza são facilmente observados. E ainda, o fato de conhecerem um atrativo turístico da região, sensibilizou os alunos para um maior cuidado com a natureza. Considerando que a grande maioria não tinha tido acesso a nenhum passeio da cidade, se sentiram privilegiados em andar em um local conservado com tantas belezas naturais.

Projeto Matas Ciliares

O projeto Matas Ciliares é um projeto de pesquisa que busca reduzir os custos da recuperação de áreas degradadas através da implantação e avaliação de 05 técnicas de recuperação. As técnicas utilizadas já foram testadas e aprovadas em outras regiões do país e podem ser aplicadas em pequenas, médias e grandes áreas. O projeto promove ainda cursos e dias de campo no sentido de contribuir com a produtividade das propriedades rurais, buscando reduzir os impactos à natureza. Neste projeto o IASB conta com a parceria do IBAMA, AGRAER, Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ATRATUR.

Projeto SAF

O Projeto Sistemas Agroflorestais é um projeto de pesquisa que busca avaliar a eficiência dos Sistemas Agroflorestais (SAF) para a recuperação de matas ciliares (matas existentes no entorno de rios e córregos), visando à diminuição da pressão sobre os remanescentes de florestas nativas e a diversificação das fontes de renda e alimentação para os pequenos produtores rurais. O Projeto promove ainda cursos e dias de campo no sentido de disseminar uma atividade potencialmente geradora de renda buscando evitar o desmatamento de novas áreas para plantio. Neste projeto o IASB conta com a parceria do IBAMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato Rural, AGRAER e Projeto GEF Rio Formoso.

Projeto Plante Bonito

O Projeto Plante Bonito é um projeto participativo de recuperação de áreas degradadas, principalmente matas ciliares, com o objetivo de contribuir com a conservação dos recursos naturais e ajudar a minimizar os efeitos do aquecimento global. As mudas utilizadas no projeto são adquiridas por empresas, escolas e visitantes em geral, que preocupados em contribuir com a conservação da natureza, apóiam a idéia do projeto. Atualmente neste projeto o IASB conta com o apoio da Agência Águas de Bonito, Conveniência Lima Limão, Pousada Águas de Bonito e Recanto Ecológico Rio da Prata.

Fonte: IASB

Nenhum comentário: