terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novas mudas são plantadas no jardim do Recanto Ecológico Rio da Prata

O jardim do Recanto Ecológico Rio Prata (Jardim-MS) ganhou novas mudas da espécie Sacha Inchi. Segundo informações coletadas por Valdenir Souza, Engenheiro Ambiental do atrativo, as sementes contém um nível anormalmente elevado de óleo ( 49%) e um teor relativamente elevado de proteínas ( 33%).

Além disso são ricas em aminoácidos essenciais e não essenciais, bem como antioxidantes naturais e a vitamina A e E.

Ela cresce melhor em solos ácidos, desde que haja disponibilidade contínua de água e boa drenagem.

As mudas terão um cuidado especial, principalmente nessa época de seca, para que possam se desenvolver. "Vamos irrigar todos os dias, até a chegada de uma chuva, e se voltar a ficar seco retornaremos a irrigar", disse Valdenir.


Veja as fotos:




Saiba mais sobre a Sacha Inchi

A planta Sacha Inchi - Pluquenécia volubilis da Amazônia do Peru foi conhecido pelos nativos (pré- Incas e Incas) por milhares de anos, segundo dados fornecidos pela cerâmica encontrada em seus túmulos. A primeira prova científica veio da cientistas Hazen e Stowesand no Instituto da Ciência de Alimentos na Universidade de Cornell , nos EUA , em 1980. A análise realizada pelos cientistas estabeleceram que as sementes de Sacha Inchi  contém um nível anormalmente elevado de óleo ( 49%) e um teor relativamente elevado de proteínas ( 33%). Além disso, as sementes de Sacha Inchi são ricas em aminoácidos essenciais e não essenciais , bem como antioxidantes naturais , e a vitamina A e E.. Ela cresce melhor em solos ácidos, desde que haja disponibilidade contínua de água e boa drenagem.

A planta atinge uma altura de 2 m, com o suplente, em forma de coração, folhas serrilhadas, de 10 a 12 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura, que têm pecíolos 2-6 cm de comprimento, floresce cinco meses após o plantio, e carrega sementes em torno do oitavo mês, as flores masculinas são pequenas, brancas e dispostas em cachos. Duas flores femininas encontram-se na base da inflorescência.

Os frutos são cápsulas de 3 a 5 cm de diâmetro, com 4 a 7 pontos, são verdes e amadurecem marrom escuro. Na maturação dos frutos contêm uma preta polpa úmida e macia que é confuso e não comestíveis por isso normalmente são deixadas para secar na planta antes da colheita. Através de dois anos de idade, muitas vezes, até uma centena de frutos secos podem ser recolhidas ao mesmo tempo, dando 400 a 500 sementes algumas vezes por ano. Cápsulas de frutas consistem geralmente de quatro a cinco lobos, mas alguns podem ter até sete. No interior é as sementes, oval, castanho- escuro, de 1,5 a 2 cm de diâmetro e 45 a 100 gramas de peso. Os cotilédones são abertos, semelhantes aos de amêndoas, e cobertos com uma película esbranquiçada. As sementes não são comestíveis, mas assar depois de descascar torna muito palatável.


Com informações Valdenir Souza - Colaborador Grupo Rio da Prata

Nenhum comentário: