terça-feira, 23 de abril de 2013

História de uma muda: Cabaça Coité – Coitezeiro


A Cabaça Coité 

O coitezeiro, árvore pequena que ramifica soltando galhos desde sua base, é muito chamativa, pois além dos galhos serem aglomerados de folhas verdes e vistosas, sempre tem uma Cabaça grande e circular como uma árvore de natal.

COITÉ vem do Tupi Guarani e significa “vasilha, panela ou cuia”. Também é chamada de Cuieira e Cuia de Árvore ou Cabaça de árvore (Crescentia Cujete) da família das Bignoniaceae.


Os índios tem uma grande influência no uso desta cabaça, devido a forma circular transforma-o em um recipiente para servir água ou guardar alimentos preparados, pequenas taças de uso ritual e na confecção de alguns instrumentos sonoros. 


Atualmente o coitezeiro é muito usado em ornamentação paisagística em hotéis e praças. Há também registros de sua utilização medicinal em xaropes, usados como purgativo, expectorante e antitérmico, ou cataplasmas indicadas contra dores de cabeça.

No Recanto Ecológico Rio da Prata fizemos as mudas através de 2 cabaças secas vindas da região de Coxim.

Abrimos a cabaça com muito cuidado para extrair a polpa com as sementes e não danificar a casca, logo após colocamos para secar e plantamos em seguida.


Em aproximadamente 20 dias as sementes estavam todas germinadas e daí foi rapidinho, abriram-se os cotilédones e após 3 dias começaram as primeiras folhas, com quatro meses ficaram prontas para o plantio com 40 cm de altura.

Agora temos no viveiro mudas grandes e sadias e algumas plantadas no quintal. Quando tiver passando pela região de Bonito e Jardim no Mato Grosso do Sul, sinta-se convidado a visitar e conferir junto com as belezas naturais da região o viveiro de mudas nativas do cerrado da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata.
 Texto e fotos de Osvaldo Esterquile Júnior (Colaborador do Grupo Rio da Prata)



14 comentários:

Unknown disse...

então! pessoal, olha: visitei o parque de Inhotim em Minas Gerais e conheci esta planta, a Cabaça Coité, e fiquei muito interessado nela... sou arquiteto e trabalho com paisagismo, também tenho um viveiro doméstico de mudas ornamentais nativas e em risco de extinção...
pois eu gostaria imensamente de comprar sementes ou até mesmo mudas desta planta.
espero que vocês possam me ajudar...
moro em Pelotas, RS, e meu e-mail é pintonunesclaudio@gmail.com
aguardo notícias de vocês
obrigado e abraços

Unknown disse...

Gostaria de conseguir uma muda

Shirley G. Hahn disse...

Olá pessoal! Estou encantada com essa planta.Ganhei algumas de um amigo , aliás , dúzias, e resolvi criar alguns trabalhos decorativos.Ao abri-las com cuidado , retirei a polpa , sequei as sementes , muitas , e plantei. Estou ansiosa para ver as minhas primeiras cabaças crescerem. É uma planta maravilhosa.Estou descobrindo infinitas utilidades , além de muito decorativa.Ainda tenho muitas sementes.Há! Adorei esse Blog!Parabéns! Abs

Blogueiro disse...

Olá Claudio, muito obrigado pelo contato. Nosso viveiro de mudas são de árvores nativas e afim de uso pessoal nos projetos ambientais e paisagísticos da fazenda, pois temos uma RPPN e sempre estamos buscando melhorar o fragmento florestal. Outro uso que fazemos das mudas é a doação para os projetos de reflorestamento desenvolvidos por uma Ong regional IASB – Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Nosso foco realmente não é comercial, mas não teríamos problema em te encaminhar ou trocar sementes com você, no momento não tenho sementes e nem mudas de cabaça coité, mas vou verificar com nossos amigos e parceiros do pantanal e caso encontre entraremos em contato por e-mail.
Tenha um bom dia e excelentes produções!

Blogueiro disse...

Olá Livalda, nós sempre temos mudas em nosso viveiro, porém não é com o foco comercial, então não encaminhamos. Mas.. se tiver passeando no Mato Grosso do Sul não deixe de nos visitar e espero ter uma muda disponível para você. Obrigado pelo contato!

Blogueiro disse...

Olá Shirley!
Ficamos felizes com o elogio, que bom que está fazendo mudas, nos conte como está sendo a experiência e se tiver dúvidas estamos à disposição. Tenha um bom dia e assim que possível nos envie uma foto (contato@gruporiodaprata.com.br).

Rogério h Gaspar disse...

Olá pessoal. Bom, eu trabalho com coite, faço artesanato com elas. Gostaria de saber como faço pra plantar as cementes e se é possível plantar através de galhos? Vou deixar meu contato. Email: rogeriohenrique.34@hotmail.com

Rogério h Gaspar disse...

Outro contato, mas eu mais olhado o outro email.
Rogeriohenrique.british@gmail.com

Unknown disse...

Adorei as informações. Sei que é o excelente como xarope e gostaria de saber a receita. Você sabe com fazer? Obrigada

Unknown disse...

Temos uma árvore cabaça coité na região sisaleira município de serrSerr BA muito linda e maravilhosa

Unknown disse...

Como cuidar dessa planta? Tenho plantada não calçada tá c folhas secando é pontos pretos😪😒

Unknown disse...

Gostaria de adquirir uma muda estou na capital, alguma possibilidade?

Anônimo disse...

Na praça da Assembléia, em Belo Horizonte, há diversas arvores de uma espécie de coité, carregadas de flores e frutos grades.

Anônimo disse...

...frutos grandes. Muito bonito!