Entre os dias 05 e 06 de dezembro, colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) participaram de uma palestra sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e também demonstrações práticas de atendimento de primeiros socorros.
Para isso foram realizados dois simulados de acidentes, em trechos diferentes,nas dependências da RPPN em trajetos do passeio.
De acordo com informações do colaborador Osvaldo Esterquile Jr. "quem fez as orientações do simulado foi a equipe da Caiman Scuba Dive com instrução do Rudimar Guerini - instrutor de mergulho autônomo, e também pelo bombeiro, Antonildo Santa Cruz Pereira".
A ação, que faz parte da implementação do Sistema de Gestão de Segurança, serviu para relembrar e demonstrar as possíveis atitudes a serem tomadas caso ocorra um acidente nas imediações da sede.
Participaram da palestra e simulado: Basílio (Auxiliar de turismo), Luis Marques (Motorista), Maycon (Auxiliar de turismo), Marcia (Auxiliar de turismo), Marcelo (Auxiliar de turismo), Samara (Auxiliar de turismo), Thiago Sabino (Auxiliar de turismo), Willian (Auxiliar de turismo), Valdecyr (Auxiliar de turismo), Osvaldo (Gerente Ambiental), Teódison (Gerente de Turismo), Valdenir (Auxiliar de gerência) Welliton (Auxiliar de turismo).
Sabendo dos riscos que qualquer atividade em contato com a natureza possa oferecer, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo possuem um Sistema de Gestão de Segurança para as atividades de ecoturismo, cuja política de segurança é baseada em dez fundamentos.
São eles:
1. Aplicar a norma de Gestão de Segurança ABNT NBR 15331:2005 para as modalidades de Turismo de Aventura oferecidas;
2. Informar os nossos visitantes sobre as atividades e seus riscos;
3. Buscar melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos e do Sistema de Gestão de Segurança;
4. Atendimento às legislações aplicáveis, incluindo a de segurança do trabalho e legislação ambiental;
5. Promover a conduta consciente em ambientes naturais, através da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de boas práticas consagradas de segurança das modalidades de turismo de aventura oferecidas;
6. Uso responsável de recursos naturais e busca constante de minimização dos possíveis impactos ambientais e sociais negativos decorrentes da atividade turística;
7. Do atendimento às expectativas de nossos clientes, incluindo a satisfação com os serviços prestados, a interação com o meio ambiente e a realização das atividades com segurança;
8. Da utilização de critérios e procedimentos para o credenciamento de guias de turismo e agências;
9. Capacitação de funcionários, guias de turismo credenciados e prestadores de serviços;
10. Melhoria contínua das instalações e infra-estruturas do passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário