Recebemos um relato do Engenheiro Ambiental do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), Osvaldo Esterquile Júnior, sobre o aumento de aparições de emas nas áreas de pastagens do atrativo.
"Em uma observação mais detalhada logo conseguimos entender o motivo de tanta visita. Sem medo algum próximo à estrada perto de onde a camionete da fazenda transita levando os visitantes para trilha e flutuação na RPPN, está lá um ninho de Ema ou melhor das “Emas” com um macho chocando todo o tempo", revela Júnior.
"Aproveitei uma distração do pai Ema e corri para tirar uma foto do ninho, no qual encontramos 23 ovos de aproximadamente 15 cm cada um, mas assim que me viu veio rápido verificar e eu mais que depressa fui embora para não incomodar. Agora nos basta torcer para que tudo ocorra bem e se dermos sorte ver e registrar o nascimento e a despedida", finalizou.
Veja as fotos:
Na época reprodutiva, o macho prepara um ninho no chão com folhas e capim seco, e apresenta uma dança nupcial para disputar as fêmeas com outros machos. Fêmeas diferentes colocam seus ovos em um mesmo ninho podendo conter até 30. O macho também será o responsável por chocar e por criar os filhotes.
Informações Osvaldo Esterquile Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário