terça-feira, 3 de julho de 2012

Pegadas de animais são monitoradas no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa


Os colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim -MS), Osvaldo Esterquile Junior, Valdenir Souza e Thyago Sabino, confeccionaram moldes de gesso das pegadas de animais encontradas dentro dos limites da propriedade Fazenda Cabeceira do Prata onde se localizam os atrativos turísticos Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa. 
 Pegadas de Queixada (Tayassu pecari)


Pegadas de Tatu galinha (Dasypus novemcinctus)
O material confeccionado serve de apoio para o monitoramento ambiental (estudos realizados para se obter os impactos da visitação na fauna e flora visando obter o licenciamento ambiental) e também como material didático para o trabalho de educação ambiental com escolas públicas e privadas da região. 

A partir das pegadas deixadas pelos animais no chão, reveste-se com plástico filme e se preenche com gesso para obter o formato.  
Através deste material podem-se obter dados sobre animais que dificilmente são avistados ou monitorados em armadilhas fotográficas ou outros tipos de metodologias.                    
Pegadas de Queixada (Tayassu pecari)
A análise das pegadas nos remete ao estágio de preservação da área observada, já que é possível encontrar pegadas de filhotes e saber que os grupos de animais estão se reproduzindo. Neste caso as pegadas foram registradas no fragmento florestal ao redor da dolina Lagoa Misteriosa e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata. Após análise observou-se que a atividade de Ecoturismo que ocorre nos dois lugares, não age de forma agressiva com a natureza, uma vez que muitas das pegadas foram encontradas próximas as trilhas interpretativas existentes e com indícios de reprodução dos animais e espécies raras.                     
 
Pegadas de Queixada (Tayassu pecari)
Na foto acima nota-se pela régua utilizada como escala que há indícios de reprodução dentro do bando já que conseguimos perceber a diferença de tamanho entre as pegadas mais próximas a régua “adulto” 8 cm e as mais abaixo “filhote”2,5 cm. 

Pegadas de Onça-Parda (Puma concolor )
Até o momento já foram confeccionadas os moldes das pegadas de Anta (Tapirus terrestres), Queixada (Tayassu pecari) Siriema (Cariama cristata), Onça-Parda (Puma concolor ) e Tatu galinha (Dasypus novemcinctus).

Informações Thyago Sabino
Biólogo – Monitor Ambiental

Nenhum comentário: