quarta-feira, 1 de abril de 2009

Elizabeth Coelho recebe Prêmio Sebrae Mulher de Negócios



Para a vencedora do Prêmio Mulher de Negócios de Mato Grosso do Sul, uma fazenda no meio do Pantanal significa educação, preservação ambiental, turismo e cidadania. Elizabeth Prudêncio Coelho sonhou, ainda na década de 70, que podia transformar o espaço onde atuava. Ela arregaçou as mangas e, hoje, além de ter uma atração turística reconhecida internacionalmente, respeita a natureza e o ser humano. “Foi uma surpresa! Rever hoje a minha história e perceber que pessoas acreditaram em mim, mostra que vale a pena enfrentar os desafios”, diz, emocionada, a empresária durante a entrega do prêmio. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30/03), às 19h30, no Sebrae/MS em Campo Grande.

O prêmio reconhece o talento empreendedor, de mulheres que mudaram suas histórias de vida, através do crescimento profissional e dedicação, fazendo de sua própria trajetória um exemplo, é uma maneira de valorização do espírito inovador feminino no mundo dos negócios. Também premiadas as empresárias Francine Imolene da Silva Cunha de Rochedo e Cleonice Moreno de Alcântara Carvalho de Campo Grande, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. “Os homens são maravilhosos, mas as mulheres se destacam por terem uma visão diferente. Este prêmio dá abertura a inúmeras portas que temos buscado e ânimo para investir mais”, comenta Francine.

Segundo a coordenadora do evento no Sebrae/MS, Rosana Brunet, os critérios de escolha são muito específicos. “Com a parceria realizada com a Fundação Nacional da Qualidade, foi desenvolvido um software que pontua as histórias de acordo com três requisitos principais: liderança, mercado e cliente. As mais bem colocadas passam para a fase de verificação”, explica. Neste ponto sete empresárias recebem a visita de uma consultora que esclarece dúvidas, confirmando o relato. Por fim, as histórias recebem novos pontos e a vencedora é selecionada.

Colocar as crianças da região na escola, fundada por ela, foi um dos maiores desafios, ainda no fim dos anos 70. Depois associada com uma fundação criou a Escola Agrícola. “Empenhei-me de corpo e alma, e com muita coragem, saí por esse Pantanal a fora fazendo um levantamento de crianças e jovens analfabetos, explicando os benefícios da escola. Não entenderam minhas boas intenções e me chamavam de comunista”, conta Elizabeth em seu depoimento. Mas conforme a história provou, valeu a pena. “Para ter sucesso é preciso acreditar no que é regional, isso faz a diferença, também satisfazer a necessidade e investir na capacitação de funcionários e infra-estrutura. Não há nada mais gratificante de poder ver a satisfação dos visitantes e sentir que nosso trabalho em equipe reconhecido. Compartilhando nossas experiências, contribuímos para o crescimento de todos”, afirma.

A próxima etapa é a regional, quando as vencedoras dos estados do centro-oeste passam por uma nova avaliação. A premiada concorre com as representantes de todo o Brasil e será conhecida durante uma cerimônia no dia sete de abril em Brasília. No ano passado a sul-mato-grossense Adma Rubia de Souza Costa recebeu o troféu de bronze com a empresa Lanifício Pantanal, especializada em lã de carneiro. “Se a pessoa acredita no sonho, pode conquistar muitas coisas. Sou um exemplo de que é sempre bom estar buscando algo a mais para o seu negócio”, diz Adma. O evento é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Federação das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

Fonte: Agora MS

Nenhum comentário: