terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto do Rio da Prata orienta escola de Jardim (MS) no plantio de mudas

Na última quinta-feira, 17 de novembro, foi realizado um plantio de 18 árvores nativas na calçada e na área interna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chaquib Kadri, de Jardim (MS).

O plantio faz parte de uma atividade extra do projeto "Plantando e Educando", que o atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata desenvolverá durante o ano de 2012, em parceria com escolas da região. Nesse projeto são realizados plantios de restauração florestal e sensibilizações com a temática ambiental. O projeto foi aprovado no 4º edital de apoio à RPPNs da Repams, Associação dos Proprietários de RPPN do Mato Grosso do Sul.

Devido à necessidade de um ambiente mais agradável na escola, com sombras, melhor conforto térmico e paisagístico, foram plantadas mudas de árvores nativas em lugares estratégicos dentro e fora da escola. Entre as espécies plantadas estão Caroba, Aroeirinha, Ipê amarelo e branco, Cerejeira e Carne-de-vaca. As mudas foram doadas pelo Viveiro da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata e a metodologia do plantio também é da instituição.

Osvaldo Esterquile Jr. orienta os alunos no plantio das mudas nativas

Engenheiro Ambiental do Rio da Prata, Osvaldo Esterquile Jr. coordenou o plantio e conversou com as crianças sobre as árvores e seus benefícios no nosso dia-a-dia, além de ter orientado como realizar o plantio de uma muda e a importância de ser nativa do Brasil e da região. Agora, os alunos e a escola têm a responsabilidade de zelar pelas mudas, regando as mesmas, mantendo o seu coroamento e no futuro, realizando podas.

Participaram da ação: professor de geografia Jader Queiroz Pigari com os alunos do 5º ano do ensino fundamental; Coordenadores Pedagógicas do Núcleo Pedagógico da Gerência de Educação, Maria Alcinda Pana e Leonice Batistela; Diretora da escola, Ondina Fernandes Rocha; Coordenadora Pedagógica, Neila de Menezes de Souza; Guia de turismo e estudante de biologia, Marcos Aurélio; representando o Recanto ecológico Rio da Prata o Engenheiro Ambiental Osvaldo Esterquile Jr e a Geógrafa Márcia Ferreira Moura.


Estudantes e funcionários da Escola Municipal Chaquib Kadri
acompanhados dos representes do Rio da Prata



Nenhum comentário: