terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estância Mimosa Ecoturismo é cenário de estudo de Doutorado

O acadêmico Mauricio Neves Godoi, participante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (nível Doutorado) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realiza na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) o estudo "Efeitos da heterogeneidade ambiental e disponibilidade de recursos alimentares sobre a estrutura da comunidade de aves em um mosaico de vegetação na Serra da Bodoquena". 

O principal objetivo do trabalho é caracterizar a comunidade local de aves, determinando a influência dos diferentes tipos de vegetação e da disponibilidade de recursos alimentares (artrópodes e frutos zoocóricos) sobre a organização desta comunidade. Maurício espera que "os dados obtidos ajudem a caracterizar a avifauna regional e compreender melhor a distribuição da diversidade de espécies de aves nas paisagens da região".

De acordo com o acadêmico, a vegetação da Estância Mimosa é "caracterizada por um mosaico de manchas de matas estacionais e ripárias, cerrado sentido restrito e pastagens com diferentes tipos de cobertura arbustiva e arbórea". 
Mosaico local de vegetações abertas e florestais na Estância Mimosa. 

Já as espécies de aves estão sendo amostradas por observação direta com binóculos e gravação de vocalizações em 200 pontos fixos (ou pontos de escuta) espalhados por toda a área de estudo. 

Surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui). 

O estudo de Mauricio iniciou-se em julho deste ano e está previsto para finalizar em junho de 2012. 

Espécies avistadas
Reunindo os dados anteriormente coletados pela Bióloga Tietta Pivatto, até o presente momento, foram avistadas no total 235 espécies de aves, sendo que 45 novas espécies foram catalogadas no período de estudo de Maurício. São elas:
Codorna-amarela; Jacupemba; Maria-faceira; Garça-branca-pequena; Urubu-de-cabeça-amarela; Gavião-caboclo; Falcão-caburé; Falcão-de-coleira; Curica; Corujinha-do-mato; Murucuti; Mãe-da-lua-gigante; Tuju; João-corta-pau; Estrelinha-ametistina; Martin-pescador-anão;Tucano-de-bico-verde; Benedito-de-testa-amarela;Pica-pau-dourado-escuro; Chorozinho-de-chapéu-preto; Choca-da-mata; Ui-pí; Bico-chato-de-orelha-preta; Ferreirinho-de-cara-parda; Guaracava-cinzenta; Guaracava-de-crista-alaranjada; Guaracava-de-crista-branca; Bagageiro; Primavera; Guaracavuçu; Papa-moscas-cinzento; Bentevizinho-de-penacho-vermelho; Filipe; Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado; Caneeiro-verde; Vite-vite-de-cabeça-cinza; Corruíra; Saíra-de-chapéu-preto;Saíra-amarela, Figuinha-de-rabo-castanho;Tico-tico-de-campo; Tiziu; Tico-tico-de-bico-amarelo; Mariquita; Tecelão.


Informações e Fotos: Maurício Godoi

Nenhum comentário: