quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ONG de Bonito visita o Rio da Prata

No dia 31 de outubro o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita da Coordenadora dos projetos ambientais do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena -IASB e Bióloga, Liliane Lacerda.
O IASB é uma Ong parceira do atrativo turístico desde 2002 e realiza diversas atividades de recuperação, preservação e educação ambiental em Bonito e região. 

 

Durante a visita no Rio da Prata a ONG fez a doação de 30 espécies de sementes de árvores nativas para auxiliar na produção de mudas do viveiro existente na fazenda. "Dentro dessa variedade recebemos espécies como aroeira, barba-timão, entre outras o Tingui também chamado regionalmente de Timbó uma árvore muito interessante em que os índios sul mato grossenses utilizavam suas raízes para tinguijar (intoxicar) as pontas de suas flechas e com facilidade conseguir o pescado", conta Osvaldo Esterquile Junior, Engenheiro Ambiental do passeio, que acompanhou a visita de Liliane.  

A bióloga aproveitou para caminhar pela fazenda e rever os plantios de árvores nativas realizados nas áreas em restauração florestal da RPPN e na Lagoa Misteriosa, feito há alguns meses em parceria com escolas, IASB e os atrativos.

Atualmente a ONG está em andamento com o Projeto Ilhas Verdes, com o patrocínio da Petrobrás através do programa “Petrobrás ambiental” onde são realizados restaurações florestais em áreas de agricultores da região de Bonito com uma metodologia diferenciada, priorizando a diversidade de espécies nativas e minimizando custos de manutenção. 
"A unidade de conservação existente no atrativo Rio da Prata, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Cabeceira do Prata”, é um dos parceiros desse projeto através de seu viveiro de mudas nativas, realizando doações sempre que necessário. Nessa visita foram doadas 210 mudas de árvores nativas para serem plantadas durante a semana com jovens em crianças nas áreas do projeto em Bonito", diz Osvaldo Jr.


Informações Osvaldo Esterquile Junior

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia , tenho grande interesse de divulgar Bonito como destino de férias ....eu já me cadastrei ,para poder usar imagens é material de divulgação , dos lugares em Bonito que vocês disponibilizam ...Eu agradeço pelo material é a oportunidade. Vamos a ficar em contato . Eu sou do Chile e moro em Goiânia , tenho uma agencia de Turismo.Um abraço.