quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Economia da Experiência em Bonito

Gerente da Estância Mimosa, Rafael Beluque, Chef Ana Luiza Trajano e o cozinheiro chefe da Mimosa, Nivaldo.


O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, participaram no dia 28 de setembro de mais uma etapa do Projeto Economia da Experiência.

Cerca de 30 pessoas assistiram a palestra: Inovação e Tematização na Gastronomia, ministrada pela Chef Ana Luiza Trajano, especialista na cultura e ingredientes brasileiros e proprietária do restaurante Brasil a Gosto em São Paulo, capital.

O objetivo do evento foi repassar aos empreendedores os conceitos de inovação na gastronomia fazendo com que os empresários utilizem recursos típicos da cultura local para promover novidades gastronômicas aos turistas.

Representando a Estância Mimosa Ecoturismo, estavam o gerente Rafael Beluque e o cozinheiro chefe Nivaldo e, representando o Recanto Ecológico Rio da Prata, estavam o gerente Teódison Gonçalves e o cozinheiro chefe Jair.

O gerente da Estância Mimosa, Rafael, aproveitou para anotar algumas dicas de como explorar temperos nativos, ervas, raízes e, também, os óleos de Baru e Pequi, entre outros. "A consultora enfatizou a utilização da "Gastronomia Sustentável", onde as empresas devem valorizar a cultura local, trabalhando com fornecedores da região, incentivando o cooperativismo, não comprando mercadorias ilegais e sim de uma boa procedência", diz Rafael Beluque.

Já o gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, Teódison, ressaltou o que a consultora disse sobre a valorização dos produtos típicos para mostrar o que há de melhor na culinária de cada região. "A chef Ana Luiza citou o exemplo do seu marido, que possui um restaurante francês no Brasil e que encontra com mais facilidade os ingredientes para a elaboração de seus pratos, do que ela", conclui Teódison.

O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes Estaduais.

Foto: Acervo Estância Mimosa

Nenhum comentário: