segunda-feira, 2 de março de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata realiza monitoramento da fauna

Anta "faz pose" para as câmeras do monitoramento

A simpática família de queixadas nem desconfiou que estava sendo fotografada


Uma paca que passava por ali também foi clicada


Com o objetivo de compreender melhor as inter-relações naturais do ecossistema e a atividade turística do Recanto Ecológico Rio da Prata, vem sendo realizado pelo biólogo da RPPN Faz. Cabeceira do Prata, Samuel Duleba, o monitoramento das espécies da fauna através da implantação de “armadilhas fotográficas”, que são equipamentos compostos por uma máquina fotográfica com sensores de movimento, através dos quais os animais podem ser fotografados a qualquer hora do dia.

O presente trabalho faz parte do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal, patrocinado pela Conservação Internacional do Brasil (CI) e REPAMS (Associação das RPPNs do MS), que subsidiaram a compra dos equipamentos necessários para a realização da atividade, sendo duas armadilhas fotográficas e um GPS.

Até o momento, foram registradas 7 espécies, sendo: Cutia (Daziprocta azarae), Mutum-de-penacho (Crax fasciolata), Queixada (Tayassu pecari), Cateto (Tayassu tajacu), Anta (Tapirus terrestris), Lobinho (Cerdocyon thous) e Paca (Agouti paca). Tais registros são de grande importância, pois ajudam no Monitoramento dos Impactos Ambientais bem como na adoção de ações conservacionistas do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Fotos: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: