quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Educando e Plantando na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata











Foi realizada no dia 24 de novembro de 2008 a primeira etapa do projeto Educando e Plantando, apoiado pela Conservação Internacional do Brasil (CI) e pela REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul), o qual tem como principal objetivo promover a restauração da vegetação através do plantio de mudas nativas da região, integrando práticas de Educação Ambiental junto aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Jardim/MS. Serão quatro etapas, com quatro escolas diferentes de Jardim.

A escola Major Alberto Rodrigues da Costa foi a primeira a participar. Junto com ela participaram também dois colaboradores do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), a coordenadora de Educação do município de Jardim e funcionários da fazenda. Os vinte e dois alunos participantes (oito a menos que o previsto) plantaram, com auxílio dos professores e colaboradores, um total de 100 mudas nativas.

Á área do plantio, conforme programado, encontra-se dentro da RPPN. Previamente, a área foi preparada para receber as mudas através do coroamento, abertura das covas e marcação com estacas. Para isto foram utilizadas as ferramentas de acordo com o que foi proposto no projeto inicial, aprovado pela CI e pela REPAMS através do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal.

A atividade

Os alunos chegaram ao Recanto Ecológico Rio da Prata por volta das 14h10 com o ônibus escolar fornecido pela prefeitura Municipal de Jardim, e logo foram encaminhados para o local onde foi realizada a palestra referente a preservação e conservação do meio ambiente e às relações entre os seres humanos e a natureza, bem como uma aula de como plantar as mudas no campo.

Houve também visita ao viveiro de mudas nativas e ao minhocário da fazenda. Após a palestra, foi fornecido um lanche da tarde, com suco, sanduíche, laranja e banana. Para a realização da atividade em campo, os alunos foram divididos em duplas, sendo que cada dupla foi orientada por um auxiliar de plantio (professores, funcionários e colaboradores do IASB).

Por volta das 16h, os alunos foram deslocados para a área do reflorestamento, onde iniciaram o plantio das mudas. À medida que os alunos plantavam as mudas, informações ecológicas sobre as espécies eram transmitidas pelos auxiliares de plantio. Depois, os alunos foram conhecer o rio da Prata, onde foram transmitidas informações sobre as matas ciliares. A atividade foi encerrada por voltas das 17h20, com sorteio de brindes do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Fotos: Divulgação Rio da Prata

Nenhum comentário: