quinta-feira, 2 de outubro de 2008

As delícias saudáveis do Recanto Ecológico Rio da Prata

O funcionário Hilomar e vegetais colhidos da horta do Prata
A horta cultivada no Recanto Ecológico Rio da Prata é toda orgância, sem nenhum uso de agrotóxicos ou defensivos químicos. Tudo ali é sustentável. O solo é adubado pelo lixo orgânico da fazenda, gerado por decomposição natural.

É no minhocário que a terra é adubada e arenada, tornando-a mais fértil. Nesse solo são plantandas todas as verduras consumidas na fazenda, por turistas e funcionários. E como fazem para combater as pragas? Certos vegetais como: citronela, tabaco, arruda e pimenta, que espantam as pragas, são plantados em lugares estratégicos.

Vegetais como alface, rúcula, manjericão, tomate, cebolinha, berigela, quiabo, beterraba, abóbora são colhidos fresquinhos e vão direto para a mesa do turista.

A bióloga Lúcia Malla, dona do blog Uma Malla pelo Mundo, esteve na fazenda e conferiu de perto todo o trabalho realizado na horta: "É tudo tão verde-intenso-natural, que dá vontade de comer salada imediatamente".

E é através do trabalho de funcionários como o Hilomar (o famoso Melzinho do Prata), o Jairo e o Claudionor (Mais conhecido como Coronel), que a manutenção da horta orgânica é possível. Além de cuidado e experiência, é preciso muito carinho. Valeu equipe Rio da Prata!
Fotos: Divulgação e André Seale



Nenhum comentário: