No momento das fotos, eles se refrescavam em uma das lagoas existentes ao redor da reserva.
10 filhotes seguiam a mãe e, segundo o colaborador, cada um apresentava suas peculiaridades. “Alguns com a face escura, outros com a face amarela e um traço preto próximo aos olhos, ambos encantadores renderiam horas de observação”, revela Osvaldo.
Veja as fotos:
Sobre a espécie:
O Pato do mato (Cairina moschata) é comum na região do pantanal. Possui bico róseo salpicado de preto. O macho tem carúnculas vermelhas no bico e topete no alto da cabeça; face nua, preta. Em voo, grande espelho branco na asa, oculto na ave pousada. Já a fêmea bem menor, não possui topete e com menos branco. Em geral a cor é preto-esverdeada reluzente. (Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado).
Observação de Aves:
Dentro da reserva particular do Recanto Ecológico Rio da Prata foram identificadas 229 espécies de aves, 31 de anfíbios, 34 de répteis, 37 de mamíferos e 59 espécies de peixes. Alguns destes animais estão na lista de fauna ameaçada de extinção, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, lontra, jaguatirica, onça-parda entre outros.
Essas riquezas proporcionam cada dia mais vivências de contato com a natureza durante a realização dos passeios no Rio da Prata. Durante a flutuação tanto na trilha interpretativa como no rio todos tem possibilidades de experiências incríveis com a fauna e flora local. A observação de aves é um passeio que o objetivo principal é ver as aves identificadas na reserva, porém durante a atividade você caminha com um especialista que ajudará a escutar, perceber e visualizar também todos os demais animais cadastrados, é uma das atividades de mais contato com a natureza.
Informações sobre a atividade enstá disponível no site abaixo:
http://riodaprata.com.br/observacao-de-aves
Informações Osvaldo Esterquile Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário