terça-feira, 26 de março de 2013

Monitoramento de Fauna registra onça parda


Periodicamente é realizado na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata - Jardim MS) o monitoramento de fauna, através da instalação de armadilhas fotográficas.

Na última instalação, realizada no final do mês de fevereiro e início de março, foram registrados os seguintes animais: Cateto (Tayassu tajacu), Anta (Tapirus terrestris), Seriema (Cariama cristata), além de uma Onça Parda (Puma concolor).


 Cateto (Tayassu tajacu)

Anta (Tapirus terrestris)
 

Seriema (Cariama cristata)

Onça Parda (Puma concolor).

Thyago Sabino, Biólogo e Monitor Ambiental do Grupo Rio da Prata revela que "a presença de um predador de topo como a Onça Parda, nos remete um excelente estágio de conservação e integridade do nosso ambiente. Este animal necessita de um grande território para transitar e também de uma grande oferta de alimento para se instalar em determinadas áreas".

"Este foi o primeiro registro fotográfico obtido através das armadilhas, até então só tínhamos obtido registro deste animal através de suas pegadas deixadas em diferentes lugares e também avistagens em pontos distintos sempre ao amanhecer", conclui Thyago.

A armadilha foi instalada pelo colaborador Thyago Sabino e pela estagiária em Biologia Gabriela Fregonezzi as margens do fragmento da RPPN (Invernada do Prata).

Informações Thyago Sabino

Nenhum comentário: