No início de fevereiro, Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata fez um breve registro de uma ave, Alma de Gato, encontrada na RPPN Cabeceira do Prata (Jardim-MS).
Ela foi vista no trecho da trilha velha margeando o Rio da Prata. Veja o vídeo:
Sobre a ave Alma de Gato
O alma-de-gato (Piaya cayana),é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, encontrada em matas e cerrados de todos os países da América que se localizam entre o México e a Argentina, incluindo o Brasil. Seu canto se assemelha a um gemido, especialmente o de um gato. Por isto, é conhecido como "alma-de-gato", "alma-perdida" e "alma-de-caboclo". Sua longa cauda se assemelha à pena utilizada pelos escrivões, daí seus nomes de "rabo-de-escrivão" e "rabilonga".
Tais aves medem cerca de sessenta centímetros de comprimento, possuem plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha.
Percorre rápida e silenciosamente, em voos de curta distância, os galhos da floresta à procura de insetos, pequenos vertebrados e frutas.
O ninho é construído com folhas, no formato de uma taça, escondido na vegetação densa. Nele, a fêmea deposita dois ovos brancos em cada postura. (Informações Wikpedia)
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário