segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alma de Gato - veja o vídeo realizado no Rio da Prata

No início de fevereiro, Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata fez um breve registro de uma ave, Alma de Gato, encontrada na RPPN Cabeceira do Prata (Jardim-MS).

Ela foi vista no trecho da trilha velha margeando o Rio da Prata. Veja o vídeo:


Sobre a ave Alma de Gato


O alma-de-gato (Piaya cayana),é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, encontrada em matas e cerrados de todos os países da América que se localizam entre o México e a Argentina, incluindo o Brasil. Seu canto se assemelha a um gemido, especialmente o de um gato. Por isto, é conhecido como "alma-de-gato", "alma-perdida" e "alma-de-caboclo". Sua longa cauda se assemelha à pena utilizada pelos escrivões, daí seus nomes de "rabo-de-escrivão" e "rabilonga".


Tais aves medem cerca de sessenta centímetros de comprimento, possuem plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha.

Percorre rápida e silenciosamente, em voos de curta distância, os galhos da floresta à procura de insetos, pequenos vertebrados e frutas.
O ninho é construído com folhas, no formato de uma taça, escondido na vegetação densa. Nele, a fêmea deposita dois ovos brancos em cada postura. (Informações Wikpedia)

Nenhum comentário: