Foi realizado no atrativo ecoturístico de Bonito (MS), Estância Mimosa, no dia 14 de abril, um simulado de acidente e treinamento de primeiros socorros na sede com orientação de Samuel Duleba.
A ação, que faz parte da implementação do Sistema de Gestão de Segurança, serviu para relembrar e demonstrar as possíveis atitudes a serem tomadas caso ocorra um acidente nas imediações da sede.
A "vítima" foi o funcionário Everton Mendes, que simulou uma queda de rede seguido de fratura e impacto com a cabeça.
Neste salvamento simulado os primeiros a encontrarem a vitima foram os funcionários Ricardo e Nivaldo, acionando assim os socorristas Almir, José Carlos e Hilomar.
Além da simulação do translado da vítima, os funcionários do passeio foram instruídos quanto ao procedimento de documentação necessária para o atendimento da vítima em Bonito.
Sabendo dos riscos que qualquer atividade em contato com a natureza possa oferecer, a Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata possuem um Sistema de Gestão de Segurança para as atividades de ecoturismo, cuja política de segurança é baseada em dez fundamentos.
São eles:
1. Aplicar a norma de Gestão de Segurança ABNT NBR 15331:2005 para as modalidades de Turismo de Aventura oferecidas;
2. Informar os nossos visitantes sobre as atividades e seus riscos;
3. Buscar melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos e do Sistema de Gestão de Segurança;
4. Atendimento às legislações aplicáveis, incluindo a de segurança do trabalho e legislação ambiental;
5. Promover a conduta consciente em ambientes naturais, através da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de boas práticas consagradas de segurança das modalidades de turismo de aventura oferecidas;
6. Uso responsável de recursos naturais e busca constante de minimização dos possíveis impactos ambientais e sociais negativos decorrentes da atividade turística;
7. Do atendimento às expectativas de nossos clientes, incluindo a satisfação com os serviços prestados, a interação com o meio ambiente e a realização das atividades com segurança;
8. Da utilização de critérios e procedimentos para o credenciamento de guias de turismo e agências;
9. Capacitação de funcionários, guias de turismo credenciados e prestadores de serviços;
10. Melhoria contínua das instalações e infra-estruturas do passeio.
Por Carla Layane
Com informações Luis Thiago
Fotos: Acervo Estância Mimosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário