quinta-feira, 12 de junho de 2008

Novela Pantanal volta a ser exibida

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar, Pantanal foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida em 1990.

A novela vem sendo reapresentada pelo SBT, desde o dia 09 de junho,de segunda a sexta, logo após a novela do horário nobre da Rede Globo. A novela "Pantanal" não foi anunciada pelo SBT, a emissora só anunciou como "Arma Secreta". A emissora tem lançado provocações com a chamada: "Quando acabar a novela da Globo, "A Favorita", troque de canal e veja a novela "Pantanal".


A estréia surpresa de Pantanal no SBT marcou 7 pontos de média com picos de 8 pontos, segundo dados consolidados. Já o segundo capítulo a trama subiu a audiência em 46%, marcando então 10 de média e 12 de pico, segundo o jornalista da Folha de São Paulo Miguel Arcanjo Prado.

Pantanal será para sempre lembrada como a novela que bateu a audiência da Rede Globo. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de a emissora de Roberto Marinho esticar a novela das oito (então Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu) para que os telespectadores não mudassem de canal, e lançar uma novela com os maiores nomes da casa (Araponga, com Tarcísio Meira e Christiane Torloni) para competir no mesmo horário, cancelando boa parte da linha de shows, tirando do ar programas consagrados como o TV Pirata.

As gravações externas nas deslumbrantes paisagens do Pantanal Matogrossense, aliada a toques de erotismo (com abundantes cenas de nudez e sexo) e uma bem trabalhada trilha sonora, que incluía o grupo Sagrado Coração da Terra e o violeiro Almir Sater), fizeram desta obra um dos grandes sucessos de público, criando um novo marco na história das telenovelas brasileiras.

Nenhum comentário: