quarta-feira, 7 de junho de 2017

Descoberta nova espécie de microorganismo na Lagoa Misteriosa

Ms. Eduardo Tusset, sob a orientação da Professora Dra. Thelma Ludwig da Universidade Federal do Paraná, realizou sua dissertação de mestrado com o estudo taxonômico das microalgas Diatomáceas* na região do Parque da Bodoquena.

Esta formação cárstica do Brasil caracteriza-se pela precipitação contínua de carbonato na forma de tufas calcárias em praticamente toda a formação da Bodoquena.

"Escolhemos esta região pelas características físicas e químicas muito particulares das águas dos rios, como a elevada transparência, a baixa temperatura e a maior concentração de carbonatos do ambiente aquático".

As diatomáceas, algas silíceas, exibem respostas diferenciadas de tolerância relacionadas à qualidade das águas. Portanto, são utilizadas frequentemente como indicadoras de pH, concentração de nutrientes, salinidade, regime hidrológico e outros tipos de distúrbios.

A pesquisa resultou na identificação de 160 espécies de diatomáceas, representantes de 49 gêneros e de 25 famílias. Duas espécies do gênero Adlafia foram aceitas pela comunidade científica e publicadas como espécies novas para ciência, Adlafia triundulata nov sp. (figs. 81-97) foi encontrada na Lagoa Misteriosa coletadas sobre fragmentos submersos de plantas aquáticas (carófitas e macrófitas).

Ainda existem outras proposições de novas espécie, entre elas S. karstica que será publicada em breve, coletada no rio da Prata (Olho d' água).

"Podemos considerar que a elevada biodiversidade encontrada reflete a integridade ambiental atual e mostra a importância da preservação ambiental e do investimento em pesquisas nas águas desta região", disse Eduardo.

"Agradecemos imensamente o apoio dos proprietários das áreas, que sabiamente colaboram para a conservação deste biomas tão particular e reconhecem a pesquisa como fonte de descobertas valiosas para a ciência", conclui.

O artigo de Ms. Eduardo Tusset foi apresentado por sua orientadora em Quebec (2016) e em Praga (2017).

*As diatomáceas são microorganismos que habitam a grande maioria dos ambientes aquáticos. São importantes como fonte energética para larvas de insetos e pequenos peixes, mas principalmente como produtores de oxigênio durante a fotossíntese.

Nenhum comentário: