sábado, 3 de outubro de 2015

Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa recebem monitoramento do Projeto Arara Azul

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara  Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

Sempre que podem ou são solicitados, os colaboradores do projeto realizam visitas de monitoramento dos ninhos e também dos filhotes que possam ser encontrados.

Durante visita dos especialistas Carlos Cézar Corrêa e Daphne Delgado, nesta sexta-feira, 2 de outubro, foram encontrados quatro ovos de tucano no ninho localizado na Lagoa Misteriosa e três no ninho natural da invernada Capão Bonito.

Veja o relato do colaborador Thyago Sabino:

"O ninho presente na Lagoa Misteriosa é do tamanho grande e encontra-se com avarias, pois a árvore em que ele se situa acabou exercendo pressão e fazendo com que a tábua de base se soltasse. Cézar recomendou a troca deste ninho por um menor e também a mudança da posição do mesmo na árvore.

Em relação aos avistamentos dos indivíduos de arara azul na fazenda, afirmou que mesmo não sendo comum na região é um indicativo excelente, ainda mais se estes animais foram vistos se alimentando. Segundo ele, em outras localidades aconteceram situações parecidas onde após as araras encontrarem alimento disponível, consequentemente encontrarão o ninho disponível, inciando todo processo reprodutivo."






Nenhum comentário: