sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fazenda Cabeceira do Prata realiza 1º Fertilização In Vitro

No último dia 26 foi realizado na Fazenda Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata- Jardim MS), o 1º procedimento de Fertilização in Vitro - FIV - biotecnologia onde todos os processos fisiológicos: maturação folicular, fertilização e desenvolvimento embrionário são obtidos em laboratório (in vitro), fora do útero animal, ao contrário da clássica Transferência de Embriões (TE).

De acordo com o relatório de aspiração folicular emitido pela Embryosul (empresa responsável pelo procedimento), todas as doadoras são excelentes novilhas da raça Gir Leiteiro. São elas: 
- Injeção Brasília (RRP-6567), com 16 oócitos viáveis;
- Derbati Villefort (IVAR - 718), com 61 oócitos viáveis;
- Celestial Villefort (IVAR - 400), com 72 oócitos viáveis;
- Dalta Villefort (IVAR - 1024), com 25 oócitos viáveis; 
- Duida Villefort (IVAR - 776), com 14 oócitos viáveis.
O rendimento da fertilização totalizou a coleta de 188 oócitos viáveis.

Na foto Rodrigo Santos e veterinário Ivan da Mata (blusa listrada). 

O procedimento de aspiração folicular, realizado por Rodrigo G. Santos, teve o acompanhamento do veterinário local, Ivan da Mata e também do capataz da fazenda Caciano Chaves (foto abaixo).


Após esse processo, Marcus, técnico responsável pela parte laboratorial, fez a separação dos oócitos viáveis para encaminhar para o laboratório em Campo Grande (foto abaixo).

Foram introduzidos nos ovócitos (óvulos imaturos aspirados com auxílio do aparelho de ultrasonografia) os sêmens dos renomados touros C.A. Sansão (1º colocado no ranking Gir Leiteiro da PNMGL - Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro), e Barbante TE Kubera (9º colocado no mesmo ranking).

45 novilhas estão à espera dos embriões coletados. São novilhas, com aproximadamente 16 meses de idade, cruzadas meio-sangue Black Angus. "Esperamos desmamar 20 crias da raça Gir Leiteiro com o resultado dessa aspiração", afirma Eduardo Coelho, proprietário da Fazenda Cabeceira do Prata.

Criação na Fazenda Cabeceira do Prata

A Fazenda Cabeceira do Prata deu início ao seu rebanho da raça Gir Leiteiro em 2010. Os animais vêm a somar na diversificação de atividades da fazenda que, além de ter como base o ecoturismo, atua na criação de gado de corte e possui também plantel de equinos da raça Crioula.

O objetivo da criação da raça Gir é ampliar a produção de leite de alta qualidade para fabricação artesanal de doces e queijos oferecidos aos turistas e formar um rebanho de animais de alto padrão.

Fotos: Acervo Rio da Prata

Por Carla Layane


Um comentário:

Mario disse...

Fico feliz em ouvir que é realizado pela primeira vez esta atividade. Eu gostaria de ter cavalos e vacas, mas não tenho espaço. por enquanto, eu tenho dois cachorros. um dos cães, correu muito e fico com lesão em perna agora esta com a medicina ketofen para curar.