quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Animais silvestres soltos na Estância Mimosa já se reintegraram à natureza

Em julho de 2009, a Estância Mimosa Ecoturismo, fez seu cadastro no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS – um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres criado no Brasil, para receber animais para serem reintegrados à natureza.  

A maioria dos animais que chegam ao CRAS são devolvidos à natureza ou encaminhados para projetos de conservação, após um período de cuidados especiais com a equipe do centro, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores. Eles cuidam dos animais que chegam debilitados, vítimas de maus-tratos, alimentação inadequada, ferimentos ou mutilações.

Para facilitar a reintrodução, principalmente das aves,  ao meio ambiente, em outubro de 2009 foi construído um Recinto de Aclimatação.  "É uma opção para os animais adquirirem confiança antes de voltar para a natureza", complementa Luiza Spengler, Diretora de Sustentabilidade da fazenda.

Desde a sua inscrição no CRAS, a Mimosa recebeu:

- 64 Papagaios Verdadeiro;
- 10 Araras Canindés;
- 01 Gambá;
- 01 Tamanduá Mirim;
- 01 Tatu Galinha.

Assim que foram soltas, a maioria das aves ficavam próximas à sede da fazenda com o intuito de conseguir algum alimento das mãos dos visitantes. Atualmente elas não estão mais se aproximando. As diversas árvores frutíferas existente no local servem como fonte de alimentação! Isso comprova que após o período de adaptação os animais reintegram-se à natureza. Confira as fotos:




Nenhum comentário: