sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fazenda Cabeceira do Prata adquire animais Gir Villefort



A Fazenda Cabeceira do Prata, onde foi criada a RPPN Cabeceira do Prata, de 307,53 ha, sede do Recanto Ecológico Rio da Prata, acaba de adquirir animais da raça Gir Leiteiro da conceituada Gir Villefort. A ideia é iniciar um rebanho e ampliar a produção de leite para fabricação artesanal de doces e queijos oferecidos aos turistas.

As fêmeas chegaram à fazenda no último dia 09 de agosto, cuja genética Villefort advém dos criatórios conhecidos e premiados como - Fazenda Calciolândia, Fazenda Brasília, Estância Jasdan e Fazenda Poções. Animais conhecidos por sua beleza e rusticidade, mas principalmente pela produção de leite e genética melhoradora, que agora passam a compor o atrativo rural, que também possui equinos da raça Crioula e gado comercial.

Um passo futuro é investir num plantel para comercializar tourinhos e matrizes de alta qualidade genética.

A Fazenda Cabeceira do Prata, preocupada com o meio ambiente e em incrementar a produção por unidade de área, implantou em 2008, o sistema silvipastoril (SSP), prática na qual é realizado o manejo integrado dos recursos naturais - pastagens, árvores e gado.

Visto que a integração e interação dos componentes pecuário, agrícola e florestal é de vital importância para o desenvolvimento sustentável, os benefícios da implantação deste sistema são: redução do uso de insumos, conservação da natureza local e otimização da produção através de práticas sustentáveis.

Recanto Ecológico Rio da Prata destaca-se por sua gestão ambiental. O atrativo dispõe de horta orgânica, na qual são colhidas as verduras e ervas medicinais fresquinhas para o consumo dos turistas, assim como o viveiro de mudas de árvores nativas.

Todos estes componentes somam à riqueza ambiental, um novo segmento do turismo, que está em franca espansão: o turismo rural.

Por Bárbara Ferragini

Foto: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: