quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata é eleito o “Melhor Trabalho em Ecoturismo” pelo Prêmio Brasil de Meio Ambiente de 2008



Flutuação no Rio da Prata. Foto: André Seale


O Jornal do Brasil e a Revista JB Ecológico escolheram o projeto “O modelo de ecoturismo sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata” como VENCEDOR na Edição 2008 do Prêmio Brasil de Meio Ambiente, na categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo.

Em sua terceira edição, o Prêmio Brasil de Meio Ambiente é a concretização de um desejo da Editora JB de difundir as grandes iniciativas em prol do Meio Ambiente do país e amplificar as discussões sobre as questões ambientais, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, a nível nacional.

Liderados pela experiente equipe da Revista JB Ecológico, a única publicação da grande mídia impressa nacional voltada para ecologia, desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social, a iniciativa do prêmio almeja causar um grande e pró-ativo impacto na sociedade brasileira e internacional, tornando-se um grande acontecimento em termos de ecologia social.

O passeio de ecoturismo

O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim-MS, município vizinho de Bonito-MS, oferece roteiros ecoturísticos de: Trilha, Flutuação, Mergulho com cilindro, Observação de aves (Birdwatching) e Cavalgada. O empreendimento participa do Programa Aventura Segura da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), da qual também é associado.

O objetivo inicial desde o início da operação de ecoturismo em 1995 era criar um modelo de ecoturismo sustentável, que conciliasse rentabilidade e desenvolvimento regional com conservação ambiental, tudo isso dentro dos princípios da sustentabilidade. Para isso foram estabelecidas uma série de diretrizes primordiais de ação, que se procura seguir para orientar o desenvolvimento do empreendimento como um todo. Como resultado o Recanto Ecológico Rio da Prata criou um modelo sustentável de ecoturismo e tem buscado atingir um grau de excelência em operação de ecoturismo, resultando em um produto turístico de qualidade significativa.

Esta iniciativa nasceu e continua com o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal, apoio da Coca-Cola e conta com toda sua estruturação técnica conduzida pela FIRJAN e sua Diretoria de Meio Ambiente.

Seguem abaixo todos os premiados, por categorias técnicas, do III Prêmio Brasil de Meio Ambiente:

-Melhor Trabalho em Ar – Banco Bradesco S.A
-Melhor Trabalho em Água – Bayer S.A
-Melhor Trabalho em Fauna e Flora – Banco Bradesco S.A
-Melhor Trabalho em Educação ambiental - Furnas Centrais Elétricas S.A
-Melhor Trabalho em Resíduos - Organoeste Biotecnologia & Participações Ltda
-Melhor Trabalho em Eficiência Energética - Companhia Estadual de Águas e Esgotos - Cedae
-Melhor Trabalho em Ecoturismo - Japacanim Ecoturismo Ltda (Recanto Ecológico Rio da Prata)
-Melhor Trabalho no Âmbito Municipal - Fundação Orsa-Melhor Trabalho no Âmbito Estadual - Companhia Estadual de Águas e Esgotos - Cedae
-Melhor Trabalho no Âmbito Federal - CWT Design Arte e Comercio de Artesanato Ltda
-Melhor Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente - Universidade de Marília
-Melhor Campanha Publicitária sobre Meio Ambiente – OpusMúltipla

A Cerimônia de Premiação está prevista para hoje, dia 22, no MAM – Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Por tudo o que estou escutando falar de Bonito e do recanto ecológico Rio da Prata, acredito ser mais do que merecido esse prêmio..
Parabéns pela conquista e por tudo que estão fazendo para o ecoturismo crescer no Brasil..
Abraços..
Thiago