terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Recanto Ecológico Rio da Prata recebe alunos do curso de Mestrado e Doutorado

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 12 de dezembro a visita do Prof. Dr. José Sabino, de alunos do curso de Mestrado e Doutorado em "Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional" da Uniderp, localizada em Campo Grande (MS) e também do jornalista Fábio Pellegrini.

A visita a campo faz parte da disciplina Turismo Sustentável.

O grupo, acompanhado pelo Gerente Ambiental do atrativo, Osvaldo Esterquile Júnior, participaram de uma apresentação sobre a fazenda na qual obtiveram informações sobre o histórico do atrativo, os projetos norteadores das atividades, as capacitações técnicas, os passeios turísticos, pecuária e gerenciamento de resíduos.

Outra atividade também foi desenvolvida durante a  visita."Desenvolvemos uma pesquisa rápida na nascente, coletando dados sobre o fluxo de água que passa na primeira parte do Rio Olho d'água", disse Osvaldo.

E os dados obtidos foram bastante satisfatórios. "De acordo com a coleta de dados já conseguimos chegar em uma informação, que a vazão de água no Rio Olho d'água que recebe a contribuição das nascentes é  10,56 m³ ou seja, é o equivalente a 10 caixas de 1000 litros de água a cada segundo", concluiu o Gerente.

Antes de finalizarem a visita o grupo vistou também os programas ambientais desenvolvidos na fazenda.

Para a arquiteta Victória Delvizio a experiência foi muito válida. "Obtivemos informações sobre o sistema de funcionamento do receptivo do passeio bem como de toda a infraestrutura. E na sequência realizamos a flutuação na nascente onde realizamos a medição, profundidade e largura do local".

Veja as fotos:


Osvaldo Esterquile Júnior recebeu do Prof. Dr. José Sabino uma edição do livro "Mamíferos não voadores do pantanal e entorno", com uma dedicatória ao Grupo Rio da Prata na contra capa. "É um livro muito bem impresso, informativo e com lindas fotos, escrito por Wellington Hannibal, Leonardo Avelino Duarte e Cyntia Cavalcante Santos, editado pelo José Sabino e o projeto editorial pela Natureza em Foco", disse Júnior.

Fábio Pellegrini, Osvaldo Esterquile Júnior e o Prof. Dr. José Sabino!

Nenhum comentário: