quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A história da Japacanim


O Japacanim (Donacobius atricapilla) é uma ave razoavelmente comum em brejos, margens de rios e lagoas e também pastos úmidos com capim alto.

Avistado frequentemente nas margens do Rio Olho d’Água, principal atração da atividade de flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), com seu canto característico e beleza singular muitas vezes não passa despercebido aos olhos dos visitantes colaborando para tornar o passeio ainda mais interessante, agradável e único.

 
               
Muitos não sabem, mas o nome jurídico pela qual o Recanto Ecológico Rio da Prata responde é Japacanim Ecoturismo, e é ai que a história da ave se encontra com a do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Segundo o proprietário da fazenda Sr. Eduardo Folley Coelho “... antigamente existia um ninho do Japacanim as margens da nascente do Rio Olho d’Água. Quando se chegava ao deck a ave ficava brava e se comportava de maneira a proteger o ninho e o lugar...”
Dessa forma foi criada a Japacanim Ecoturismo (Recanto Ecológico Rio da Prata), inspirada na ação e empenho do animal em proteger o ninho.?

Nossa intenção é proteger e preservar eternamente toda a vida que existe aqui, e através do Ecoturismo fazer com que um grande número de pessoas possam também, desfrutar de todo encanto que a natureza oferece.

 Japacanim as margens da nascente do Rio Olho d’Água

Informações e fotos Thyago Sabino, Biólogo e Monitor Ambiental.

Nenhum comentário: