quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Confira o vídeo de um tamanduá-bandeira na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

Foi registrado  na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) a presença de um Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) que atualmente se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção em âmbito nacional (MMA).

O vídeo foi gravado em novembro de 2011, pelo Biólogo Samuel Duleba, que encontrou o animal próximo a trilha do passeio a cavalo, enquanto o Tamanduá-Bandeira realizava atividade de forrageamento, que consiste em mover-se ao redor de seu próprio habitat à procura de suas presas. 

Confira:





O tamanduá-bandeira, urso-formigueiro-gigante ou papa-formigas-gigante (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero ameaçado de extinção. Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo e cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas. Alimenta-se de formigas e cupins, capturados pela língua comprida e aderente. Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo. (Informações Wikpedia)

Nenhum comentário: