terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata é eleito Melhor Trabalho em Ecoturismo pelo Prêmio Brasil de Meio Ambiente

Hélio Nobre (JB) e Luiza Spengler Coelho (Japacanim). Foto: Acervo Rio da Prata.


O Jornal do Brasil e a Revista JB Ecológico escolheram o projeto “O modelo de ecoturismo sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata” como VENCEDOR na Edição 2008 do Prêmio Brasil de Meio Ambiente, na categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo.

Em sua terceira edição, o Prêmio Brasil de Meio Ambiente é a concretização de um desejo da Editora JB de difundir as grandes iniciativas em prol do Meio Ambiente do país e amplificar as discussões sobre as questões ambientais, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, a nível nacional.

Liderados pela experiente equipe da Revista JB Ecológico, a única publicação da grande mídia impressa nacional voltada para ecologia, desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social, a iniciativa do prêmio almeja causar um grande e pró-ativo impacto na sociedade brasileira e internacional, tornando-se um grande acontecimento em termos de ecologia social.

A entrega do prêmio

No último dia 22, Luiza Spengler Coelho, sócia-proprietária e engenheira ambiental do Recanto Ecológico Rio da Prata, recebeu em mãos o Prêmio Brasil de Meio Ambiente. O evento aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Luiza explicou que o empreendimento “tem buscado atingir um grau de excelência em todas as atividades desenvolvidas”.

Segundo o Jornal do Brasil, entusiasta do prêmio, o Rio da Prata incentiva o turismo que respeita o meio ambiente, juntando atrativos naturais e culturais com sustentabilidade e oferta de empregos na região. Para os organizadores, “todos os vencedores estão de parabéns, pois não é todo dia que um trabalho é aprovado pela maior corporação do planeta: a natureza”.

O Recanto Ecológico Rio da Prata

O passeio, localizado em Jardim-MS, município vizinho de Bonito-MS, oferece roteiros ecoturísticos de: Trilha, Flutuação, Mergulho com cilindro, Observação de aves (Birdwatching) e Cavalgada. O empreendimento participa do Programa Aventura Segura da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), da qual também é associado.

O objetivo inicial desde o início da operação do Rio da Prata em 1995 era criar um modelo de ecoturismo sustentável, que conciliasse rentabilidade e desenvolvimento regional com conservação ambiental, tudo isso dentro dos princípios da sustentabilidade. Para isso foram estabelecidas uma série de diretrizes primordiais de ação, que se procura seguir para orientar o desenvolvimento do empreendimento como um todo. Como resultado o Recanto Ecológico Rio da Prata resultou em um produto turístico de qualidade significativa.

Esta iniciativa nasceu e continua com o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal, apoio da Coca-Cola e conta com toda sua estruturação técnica conduzida pela FIRJAN e sua Diretoria de Meio Ambiente.

Seguem abaixo todos os premiados, por categorias técnicas, do III Prêmio Brasil de Meio Ambiente:

-Melhor Trabalho em Ar – Banco Bradesco S.A
-Melhor Trabalho em Água – Bayer S.A
-Melhor Trabalho em Fauna e Flora – Banco Bradesco S.A
-Melhor Trabalho em Educação ambiental - Furnas Centrais Elétricas S.A
-Melhor Trabalho em Resíduos - Organoeste Biotecnologia & Participações Ltda
-Melhor Trabalho em Eficiência Energética - Companhia Estadual de Águas e Esgotos - Cedae
-Melhor Trabalho em Ecoturismo - Japacanim Ecoturismo Ltda (Recanto Ecológico Rio da Prata)
-Melhor Trabalho no Âmbito Municipal - Fundação Orsa
-Melhor Trabalho no Âmbito Estadual - Companhia Estadual de Águas e Esgotos - Cedae
-Melhor Trabalho no Âmbito Federal - CWT Design Arte e Comercio de Artesanato Ltda
-Melhor Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente - Universidade de Marília
-Melhor Campanha Publicitária sobre Meio Ambiente – OpusMúltipla

Confira nota publicada no JB Ecológico sobre Prêmio Brasil de Meio Ambiente:


Foto: Acervo Rio da Prata


”Melhor Trabalho em Ecoturismo - Japacanim Ecoturismo“

“Modelo de Ecoturismo Sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS): A visitação ecoturística do Recanto Ecológico Rio da Prata consiste em uma trilha pelas matas ciliares dos Rios da Prata e Olho d’Água, situadas dentro da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, chegando até a nascente do Rio Olho d’Água, a partir da qual um grupo de no máximo nove pessoas, equipadas com máscara, snorkel, roupa e bota de neoprene, desce flutuando por um trecho de cerca de dois mil metros de águas cristalinas, repletas de peixes e vegetação aquática. Desde o início desta operação, em 1995, foi adotada uma série de diretrizes de ação, visando nortear o rumo do empreendimento a um desenvolvimento econômico conciliado com responsabilidade social e conservação ambiental, dentro dos princípios de sustentabilidade“.

Confira a entrevista com Luiza Spengler Coelho:



Nenhum comentário: