sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sustentabilidade das pastagens mediante uso de Sistemas Silvopastoris no Recanto Ecológico Rio da Prata

Oi Pessoal,
"Divulgando um pouco sobre nossa maneira de aliar Turismo, Pecuária e Meio Ambiente".

Ao adotar atividades produtivas que buscam a sustentabilidade, o Recanto Ecológico Rio da Prata implantou, com sucesso, o Sistema Silvipastoril, que consiste num modelo de produção no qual árvores e arbustos são mantidos em populações adequadas ou cultivados em áreas de pastagem utilizadas pelos herbívoros - bovinos, equinos, carneiros, etc.

Essa proposta para a atividade pecuária, além de melhorar a lucratividade, através do manejo integrado dos recursos naturais, possibilita a redução de processos erosivos, melhorar a lucratividade, através do manejo integrado dos recursos naturais, possibilita a redução de processos erosivos, melhora a conservação dos recursos hídricos, aumenta a captura e fixação do carbono, proporcionando maior conforto térmico aos animais.

Existem várias formas de se implantar um Sistema Silvipastoril. Uma delas é a utilização de algumas leguminosas, tais como a Crotalaria juncea (utilizada no Recanto Ecológico Rio da Prata), que é uma espécie de planta arbustiva, arquitetura ereta, considerada uma melhoradora da produtividade dos solos, pois tem uma excelente capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e gerar matéria orgânica, promovendo uma elevada reciclagem dos nutrientes no solo.

Desse modo, O Recanto Ecológico Rio da Prata, mediante a implantação do Sistema Silvopastoril, trabalha para garantir a sustentabilidade da atividade agropecuária, levando sempre em consideração as peculiaridades dos recursos naturais da região e as particularidades de cada propriedade.

Fonte: Samuel Duleba - Biólogo responsável pelo Rio da Prata.

Nenhum comentário: